Press "Enter" to skip to content

Raia Diplomática

Oportunidades de Investimento em Energia Renovável no Brasil

Embora não apresentem um potencial produtivo tão elevado quanto as fontes tradicionais, as fontes de energia renovável atendem às necessidades presentes sem comprometer a qualidade de vida das gerações futuras. Assim, a fim de identificar as novas oportunidades de investimento, serão abordados, neste artigo, os principais projetos brasileiros voltados à produção de energia limpa. Nota-se que o Brasil vem apresentando grande evolução no campo da…

320 milhões de euros para a cooperação entre Portugal e Espanha

A Comissão Europeia aprovou no passado mês de Agosto a atribuição de 320 milhões euros para a cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha. Este valor é o maior de sempre para a cooperação transfronteiriça, que estará vigente para o período 2021-2027. O executivo comunitario espera que o INTERREG Espanha-Portugal (POCTEP) facilite a criação de empregos, estimular a transição climática e energética e proporcionar melhores cuidados…

Turistas Espanhóis preferem Portugal

Pelo segundo ano consecutivo, os turistas espanhóis preferem Portugal no mês de Agosto. Esta é a conclusão do Instituto Nacional de Estatística de Espanha, que usou a geolocalização dos turistas espanhóis como instrumento de medição. Já em Agosto de 2021, 667.334 espanhóis tinham preferido as terras lusas para disfrutar as suas férias. E em segundo lugar ficou a França, que foi destino para 604.860 espanhóis.…

Dia dos Mortos em Portugal homenageia José Saramago no seu Centenário

Este mês, a Embaixada do México em Lisboa e a Red Global MX Portugal, colaboraram na organização das comemorações do Dia dos Mortos no Centro Comercial UBBO em Lisboa. Como parte desta celebração fomos igualmente convidados para ir ao canal nacional português TVI apresentar como o dia dos mortos é celebrado no México. Falámos sobre os costumes, a comida e como a morte é interpretada…

Agostinho Neto na Primeira Pessoa

No âmbito das Comemorações do Centenário do nascimento do Primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto, a Embaixada de Angola no Reino de Espanha e a Universidade Complutense de Madrid realizaram no passado dia 10 de Novembro, um seminário sobre A Vida e Obra do Poeta Maior António Agostinho Neto , uma exposição fotográfica e documentário  “Neto na Primeira Pessoa”. A actividade decorreu…

Uma Verdadeira Mulher Ibérica

Carmen Diniz-Fragoso é uma verdadeira mulher ibérica. Filha de pai português e mãe sevilhana, desde cedo assimilou a cultura ibérica. E como uma grande mulher ibérica, a nível profissional está muito ligada na intermediação de negócios entre Espanha e Portugal. Hoje, Carmen Diniz-Fragoso é a primeira mulher presidente da Casa de Espanha em Lisboa, uma instituição centenária. Para esta mulher ibérica os principais objectivos do…

Mais ambição para as ligações ferroviárias de alta velocidade

Na semana da realização da Cimeira Ibérica, que terá lugar no dia 4 de novembro, em Viana no Castelo, entrevistamos José António Silva e Sousa, uma das personalidades mais qualificadas para entender as relações luso-espanholas e o mercado ibérico. Para o Presidente da Fundação Luso-Espanhola, a ligação ferroviária em alta velocidade entre Lisboa e Vigo é um começo, mas é necessário mais ambição “Também me…

O Extremar do Mundo Inquietante

A história dos factos não engana. O extremar do mundo inquietante está presente em multiplos sectores da política e da sociedade civil. Uma das virtudes da globalização e da construção de organizações pan-nacionais, é a sua capacidade de criar foros de debate sobre os assuntos que mais preocupam os governos desses países. Sendo o diálogo um aspecto deveras importante para a consolidação das relações para…

4 de Novembro – Cimeira Ibérica

Após algumas indefinições aí está o dia da Cimeira Ibérica: 4 de Novembro. Esta será a 33ª edição da Cimeira Ibérica, que decorrerá na cidade de Viana do Castelo, no Alto Minho, em Portugal. No próximo dia 4 de Novembro, os governos de António Costa e Pedro Sánchez se juntaram para discutir e aprovar decisões, que terão o seu impacto nas sociedades portuguesa e espanhola.…

Alta Cooperação Territorial entre a Galiza e Norte de Portugal

Esta semana entrevistamos a Nuno Almeida, Diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, em que abordamos a linha ferroviária de alta velocidade Porto-Lisboa e a sua ligação a Vigo. Todavia, essa ligação a Espanha ainda não existe. Para Nuno Almeida esta infraestrutura é essencial para o Norte de Portugal e da Galiza, já que “aqui se concentram…

Reorganizamos a raiadiplomatica.info

A fim de proporcionar uma melhor usabilidade e uma melhor “navegação” por parte dos nossos leitores, procedemos à alteração de alguns detalhes. Na parte central (área de blog) como é óbvio está o feed de noticias por ordem cronológica. Na parte esquerda do website está organizado pelas secções Entrevistas, Mercado Ibérico e Comunidade Ibérica (notícias sobre política e sociedade de Portugal e Espanha). Já na…

Cientistas Ibero-americanos preferem o Inglês

A pesar da crescente importância da língua portuguesa e espanhola, que conformam um espaço de cerca de 800 milhões de falantes, todavia, os cientistas ibero-americanos preferem a língua inglesa. Esta conclusão é feita pela organização dos Estados Ibero-americanos para a Ciência, Educação e a Cultura (OEI) através do seu relatório “Desafíos para uma ciência em espanhol e em portugués” em colaboração com o Real Instituto…

Passaportes Ibéricos dos mais valiosos do Mundo

A liberdade de circulação é um dos mais importantes factores para o desenvolvimento empresarial. E muitos empresarios buscan ter essa possibilidade adquirindo pasaportes de outros países…pela via legal como é o caso dos Golden Visa. E segundo o relatório “The Henley Passport Index” os pasaportes ibéricos são um dos mais valiosos do mundo. Actualmente os passaportes ibéricos (Portugal e Espanha) estão no TOP 5 dos…

A Força Laboral Ibérica Aumenta

Entre ciclos e contra-ciclos víricos, a força laboral ibérica aumenta de forma sustentada em Portugal e Espanha. Já a taxa de crescimento de emprego em Espanha foi de 4,08% em 2021. Antes da pandemia, ou seja em 2019 a taxa de crescimento de emprego foi de 2,02%. Impulsionada pelo sector dos serviços, em 2021 acabou com menos 782.232 desempregados relativamente a 2020 O desemprego registrado…

A Ausência da Grande Política Internacional

No final de 2021 o tempo político de Angela Merkel tinha terminado. Na Alemanha era carinhosamente apelida de “mutti” (mãezinha), já na agora o seu legado é mais difuso. Continuará a Europa estar numa ausencia da grande política internacional? Históricamente o inicio do declinio da Europa como centro do Mundo ocorreu com o fim da II Guerra Mundial. Depois da sua reconstrucção material e moral,…

Transformação do Comércio Rural de Orense com a Pontuação Máxima

O projecto de transformação digitalização e sustentabilidade do comércio rural (CROu) obteve a pontuação máxima de toda Espanha na convocatoria dos fundos Next Generation do plano de recuperação, transformação e resiliência que é gerido pelo Ministério de Indústria e Comércio. Este projecto de transformação do comércio rural de Orense foi apresentado pela Diputación de Orense. Para o seu presidente Manuel Baltar que celebrou esta excelente…

A Consolidação do Horseball

O Horseball é uma modalidade desportiva equestre que procura consolidar-se a nível internacional. Na entrevista exclusiva dada a Raia Diplomática por Frederico Cannas, Presidente da Federação Internacional de Horseball, informou-nos que Na Peninsula Ibérica tem cerca de 800 praticantes e no mundo cerca de 6.000. As regiões da Península Ibérica onde o Horseball tem mais implantação são a Grande Lisboa em Portugal, e as comunidades…

A Falta de Consciência Ibérica

Uns días depois da Cimeira Ibérica de Trujillo contactei um membro da Governo através de uma rede social profissional. Não obtive qualquer resposta. Teor da minha mensagem estava relacionado com essa cimeira ibérica. Creio que esse é um exemplo da falta de consciência ibérica. É claro que cada um dá a sua própria importancia sobre o uso das suas redes sociais. Porém, quando se é…

Insistindo no nosso rumo

Começamos mais um ano ainda com a sombra da pandemia. A nossa sociedade global tem agora que viver no seu “novo normal”. Quanto a nós, Raia Diplomática continuamos insistindo no nosso rumo.

Boas Festas

A Raia Diplomática deseja a todos os seus amigos e grandes leitores – Boas Festas e um Próspero 2022