Press "Enter" to skip to content

Raia Diplomática

FUNDAÇÃO LUSO-ESPANHOLA: CÚMPLICES DO DESENVOLVIMENTO IBÉRICO

A Fundação Luso-Española (FLE) celebra este ano 20 anos de intenso trabalho a promover as relações entre portugueses e espanhóis. Assume-se como um dos cúmplices do desenvolvimento ibérico. José António Silva e Sousa, Presidente da Fundação Luso-Española, em entrevista à Raia Diplomática defendeu a criação de um cartão de saúde privado ibérico para fomentar as relações entre os dois países…

A REPUGNANTE EUROPA E A INGENUIDADE

Os tempos passam, os anos se consomem e a repugnante Europa se destaca, quando os seus valores fundamentais se esfumam. Jurgen Habernas tem uma importante observação sobre a bipolaridade dos direitos ao referir: “como Janus os direitos têm duas faces: uma moral e outra jurídica. (1) Um dos últimos Conselhos Europeus extraordinário também esteve muito bipolarizado. A Europa do sul…

AO ENCONTRO DOS ESTUDOS ASIÁTICOS: UMA OPÇÃO ESTRATÉGICA PARA PORTUGAL E ESPANHA

É frequente pensar a relação entre Portugal e a Ásia pelo prisma da História e pelos contatos que desde o século XV se foram fazendo por várias partes daquele continente por onde os nossos antepassados deixaram alguma marca de presença. O “império” constituiu-se tendo como base o Estado da Índia e o estabelecimento de uma intrincada rede comercial, diplomática e…

MERCADO IMOBILIÁRIO PORTUGUÊS VALEU 34.000 MILHÕES DE EUROS

Os intervenientes do negócio imobiliário já esfregam as mãos de contentes. Em 2019, o mercado imobiliário possívelmente valeu 34.000 milhões euros. As contas de 2019 ainda não estão fechadas, pois ainda falta contabilizar as vendas relativas aos terrenos para novas construções ou de edifícios para reabilitar. Quanto à segmentação do mercado mobiliário português é constituída da seguinte maneira: – 24.000…

ACORDO DE COLABORAÇÃO COM THOMÁS DE CARRANZA ABOGADOS

De forma da dar mais qualidade editorial aos conteúdos da RaiaDiplomatica.info, foi estabelecido um acordo de cooperação com Thomás de Carranza Abogados. A partir de Março, todas as 2ªs terças-feiras de cada mês, os leitores da Raia Diplomática, a revista ibérica de diplomacia e negócios, terão a oportunidade de ler relevantes artigos na área do direito. Neste acordo de cooperação…

TELEVISÕES PORTUGUESAS EXIGIDAS NA GALIZA

O acordo entre o Bloco Nacionalista Galego (BNG) e a coligação entre PSOE e Podemos para a investidura de Pedro Sánchez tem uma clausula curiosa: televisões portuguesas exigidas na Galiza. Esta é uma das exigências para que o deputado nacionalista galego Néstor Rego vote a favor da investidura de Pedro Sánchez. Esta exigência já não é nova que também estava…

A FALTA DE CONSCIÊNCIA GLOBAL E O COVID 19

O mundo assistia serenamente e quase indiferente à expansão abrupta do covid-19 na China. Apesar dos avisos da Organização Mundial da Saúde (OMS), a falta de consciência global foi tremenda. Por saturação do discurso do politicamente correcto, o facilitismo que a internet e os seus serviços oferecem, a comunicação instantânea e o stress que os cidadãos da geração 4.0 ou…

AS CHAMADAS DE EMERGÊNCIA IRRESPONSÁVEIS

Num estudo elaborado pela Comissão Europeia, alertou para as irresponsáveis chamadas de emergência. E infelizmente os portugueses estão no topo dessa lista. Este estudo foi realizado pelo Comité de Comunicações da Comissão Europeia denominado “implementation of the single European emergency number 112”,  revelou em geral o mau uso das chamadas de emergências por parte dos cidadãos europeus. Um dos critérios…

DIPLOMATIC COUNCIL DAS NAÇÕES UNIDAS

O think tank Diplomatic Council, também conhecido com o Diplomatic Council das Nações Unidas é uma prestigiada organização sem fins lucrativos, que tem o objectivo de promover o debate sobre os temas mais importantes que mais afectam a nossa globalidade. A inclusão do Diplomatic Council como membro das Nações Unidas, foi realizada ao abrigo artigo 71º da Carta das Nações…

A PENÍNSULA IBÉRICA VAZIA É UM PROBLEMA

Entre outras coisas Portugal e Espanha rios, montanhas…e problemas estruturais e demográficos. E a Península Ibérica vazia é um desses problemas a resolver. Há um grito de revolta da chamada “Espanha Vaciada” contra o desinteresse do Estado central pelas regiões mais rurais e com menor densidade populacional. Aliás, a densidade de Espanha está abaixo da média europeia. Espanha tem cerca…

O ADUFE FOI SALVO EM IDANHA

Após muitos anos de esquecimento, a Raia portuguesa, mais precisamente no município de Idanha-a-Nova, o adufe foi salvo. O labor deste município da raia prol da conservação do adufe, fazem que seja considerado o instrumento musical da região. Se os lisboetas têm a guitarra portuguesa, as gentes da Raia têm o seu adufe. A Oficina de Artes Tradicionais da Câmara…

O FIEL AMIGO DAS MESAS DOS LUSOS

A história do bacalhau como o fiel amigo das mesas dos lusos já tem vários séculos. Ainda antes do início dos Descobrimentos Portugueses, já havia relatos sobre a actividade pesqueira e de salga de bacalhau em Portugal. A sua resistência ao tempo e às condições adversas que está inerente uma viagem oceânica no XV, fizeram que a bacalhau para além…

PORTUGAL É SINÓNIMO DE PAZ

Com a divulgação do relatório anual do Índice Global de Paz confirma que Portugal é sinónimo de Paz. Já são 13 anos que o Instituto para a Economia e Paz, que tem a sua sede em Sydney (Austrália) promove um relatório para avaliar a qualidade da paz no mundo. Este ano Portugal subiu três lugares, alcançando assim o 3º lugar…

THOMÁS DE CARRANZA ADVOGADOS EM GRANDE NOS BEST LAWYERS

A prestigiada publicação Best Lawyers nomea todos os sócios da Thomás de Carranza Advogados para a sua lista dos melhores advogados em 2020. Thomás de Carranza Advogados é reconhecido todo o seu trabalho no âmbito da actividade de advogacia, merecendo um amplo destaque na Best Lawyers 2020. Assim, os nomeados da Thomás de Carranza Advogados são: Santiago Thomás de Carranza…

ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO PORTUGUÊS

Em Outubro de 2019, houve uma série de modificações ao Código do Trabalho português, neste artigo comentaremos os pontos mais relevantes. 1- EM RELAÇÃO AOS CONTRATOS TEMPORÁRIOS, A DURAÇÃO DO CONTRATO É MODIFICADA: -contratos a prazo fixo: 2 anos – contratos por um período indeterminado: 4 anos Há também uma limitação total de prorrogações: estas não podem exceder a duração…

UMA REVISTA DIPLOMÁTICA PARA O MUNDO

Agora é o tempo para projectar 2020, e a Raia Diplomática como revista diplomática lança aqui algumas ideias que possam melhorar o nosso mundo. Desde a nossa criação sempre acreditamos no valor das relações globais e no multiculturalismo. Porém, esses valores que pareciam muito fortalecidos nas sociedades ocidentais, são agora fortemente contestados. Basta olhar para a América de Trump e…