Press "Enter" to skip to content

Raia Diplomática

Dia Mundial da Língua Portuguesa celebrado em Guimarães

Guimarães, a cidade-berço de Portugal, acolhe hoje o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Em 2009, o dia 5 de Maio foi estabelecido oficialmente pela Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) como o Dia Mundial da Língua Portuguesa. E nesse ano, durante 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO, em que a CPLP também é sua parceira decidiu proclamar o…

Presidente da República Dominicana presente na Cimeira Ibero-americana

No próximo dia 21 de Abril tem lugar em Andorra a XXVII Cimeira Ibero-americana, e contará entre outros mandatários ibero-americanos com o Presidente da República Dominicana Luis Abinader Corona. Curiosamente a República Dominicana receberá em 2022 a XXVIII Cimeira Ibero-americana. O Presidente da República Dominicana terá uma agenda muito preenchida até à Cimeira Ibero-americana, já que de 18 a 20…

As Organizações Internacionais e Moçambique

A inércia da Comunidade Internacional e a ineficácia das organizações internacionais devem repensar o modelo vigente como o mundo está políticamente organizado. E Salvar Cabo Delgado é um objectivo imediato e crucial para o mundo. Moçambique não tem sorte. Depois de uma guerra de independência contra o colonialista Portugal, uma atroz guerra civil, tensões sociais e políticas constantes, desastres naturais,…

A Transformação Digital Centrada nas Pessoas

Hoje a transformação digital está cada vez mais em voga. Depois de mais de 15 anos a liderar a PACSIS, Pedro Guimarães mudou de rumo criando o projeto Doznstitches. Este projeto tem como finalidade apoiar as pequenas e medias empresas a seguir com a sua transformação digital centrada nas pessoas. 12 Sitches Plan é um processo de transformação digital centrado…

O Perigo Efectivo do Populismo

A História tem vários exemplos de movimentos populistas que lograram os seus objectivos. E no passado mês de Janeiro verificamos o perigo efectivo do populismo. As sociedades actuais revelam ao segundo as façanhas do seu indivudualismo. Hoje, o egocentrismo digital está na moda. A política como actividade humana, o egocentrismo sempre esteve presente nas suas acções. Aliás, quem conhece um…

Entrevista à Correspondente da Televisão Espanhola

A aragonesa Belén Lorente é a correspondente da televisão espanhola em Portugal. Ela nos contou um pouco sobre sua vida em Portugal e sobre as questões actuais da política e da sociedade portuguesa. E também houve tempo para declarar o seu amor por Lisboa. Como surgiu a oportunidade de se tornar correspondente da Televisión Espanhola em Portugal? Estou na Televisão…

A Estrategia da OEI para a língua Portuguesa

Em 2017 foi inaugurada a delegação em Portugal da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Ciência, Educação e Cultura (OEI). Em entrevista à Raia Diplomática, Ana Paula Laborinho, diretora da OEI em Portugal, contou-nos a estrategia desta organização internacional para a difusão da língua portuguesa no espaço ibero-americano. Para além disso, ainda houve tempo para falar da dimensão científica, cultural…e…

FUNDAÇÃO LUSO-ESPANHOLA: CÚMPLICES DO DESENVOLVIMENTO IBÉRICO

A Fundação Luso-Española (FLE) celebra este ano 20 anos de intenso trabalho a promover as relações entre portugueses e espanhóis. Assume-se como um dos cúmplices do desenvolvimento ibérico. José António Silva e Sousa, Presidente da Fundação Luso-Española, em entrevista à Raia Diplomática defendeu a criação de um cartão de saúde privado ibérico para fomentar as relações entre os dois países…

A REPUGNANTE EUROPA E A INGENUIDADE

Os tempos passam, os anos se consomem e a repugnante Europa se destaca, quando os seus valores fundamentais se esfumam. Jurgen Habernas tem uma importante observação sobre a bipolaridade dos direitos ao referir: “como Janus os direitos têm duas faces: uma moral e outra jurídica. (1) Um dos últimos Conselhos Europeus extraordinário também esteve muito bipolarizado. A Europa do sul…

AO ENCONTRO DOS ESTUDOS ASIÁTICOS: UMA OPÇÃO ESTRATÉGICA PARA PORTUGAL E ESPANHA

É frequente pensar a relação entre Portugal e a Ásia pelo prisma da História e pelos contatos que desde o século XV se foram fazendo por várias partes daquele continente por onde os nossos antepassados deixaram alguma marca de presença. O “império” constituiu-se tendo como base o Estado da Índia e o estabelecimento de uma intrincada rede comercial, diplomática e…