Press "Enter" to skip to content

Raia Diplomática

A Transformação Digital Centrada nas Pessoas

Hoje a transformação digital está cada vez mais em voga. Depois de mais de 15 anos a liderar a PACSIS, Pedro Guimarães mudou de rumo criando o projeto Doznstitches. Este projeto tem como finalidade apoiar as pequenas e medias empresas a seguir com a sua transformação digital centrada nas pessoas. 12 Sitches Plan é um processo de transformação digital centrado…

O Perigo Efectivo do Populismo

A História tem vários exemplos de movimentos populistas que lograram os seus objectivos. E no passado mês de Janeiro verificamos o perigo efectivo do populismo. As sociedades actuais revelam ao segundo as façanhas do seu indivudualismo. Hoje, o egocentrismo digital está na moda. A política como actividade humana, o egocentrismo sempre esteve presente nas suas acções. Aliás, quem conhece um…

Entrevista à Correspondente da Televisão Espanhola

A aragonesa Belén Lorente é a correspondente da televisão espanhola em Portugal. Ela nos contou um pouco sobre sua vida em Portugal e sobre as questões actuais da política e da sociedade portuguesa. E também houve tempo para declarar o seu amor por Lisboa. Como surgiu a oportunidade de se tornar correspondente da Televisión Espanhola em Portugal? Estou na Televisão…

A Estrategia da OEI para a língua Portuguesa

Em 2017 foi inaugurada a delegação em Portugal da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Ciência, Educação e Cultura (OEI). Em entrevista à Raia Diplomática, Ana Paula Laborinho, diretora da OEI em Portugal, contou-nos a estrategia desta organização internacional para a difusão da língua portuguesa no espaço ibero-americano. Para além disso, ainda houve tempo para falar da dimensão científica, cultural…e…

FUNDAÇÃO LUSO-ESPANHOLA: CÚMPLICES DO DESENVOLVIMENTO IBÉRICO

A Fundação Luso-Española (FLE) celebra este ano 20 anos de intenso trabalho a promover as relações entre portugueses e espanhóis. Assume-se como um dos cúmplices do desenvolvimento ibérico. José António Silva e Sousa, Presidente da Fundação Luso-Española, em entrevista à Raia Diplomática defendeu a criação de um cartão de saúde privado ibérico para fomentar as relações entre os dois países…

A REPUGNANTE EUROPA E A INGENUIDADE

Os tempos passam, os anos se consomem e a repugnante Europa se destaca, quando os seus valores fundamentais se esfumam. Jurgen Habernas tem uma importante observação sobre a bipolaridade dos direitos ao referir: “como Janus os direitos têm duas faces: uma moral e outra jurídica. (1) Um dos últimos Conselhos Europeus extraordinário também esteve muito bipolarizado. A Europa do sul…

AO ENCONTRO DOS ESTUDOS ASIÁTICOS: UMA OPÇÃO ESTRATÉGICA PARA PORTUGAL E ESPANHA

É frequente pensar a relação entre Portugal e a Ásia pelo prisma da História e pelos contatos que desde o século XV se foram fazendo por várias partes daquele continente por onde os nossos antepassados deixaram alguma marca de presença. O “império” constituiu-se tendo como base o Estado da Índia e o estabelecimento de uma intrincada rede comercial, diplomática e…

MERCADO IMOBILIÁRIO PORTUGUÊS VALEU 34.000 MILHÕES DE EUROS

Os intervenientes do negócio imobiliário já esfregam as mãos de contentes. Em 2019, o mercado imobiliário possívelmente valeu 34.000 milhões euros. As contas de 2019 ainda não estão fechadas, pois ainda falta contabilizar as vendas relativas aos terrenos para novas construções ou de edifícios para reabilitar. Quanto à segmentação do mercado mobiliário português é constituída da seguinte maneira: – 24.000…

ACORDO DE COLABORAÇÃO COM THOMÁS DE CARRANZA ABOGADOS

De forma da dar mais qualidade editorial aos conteúdos da RaiaDiplomatica.info, foi estabelecido um acordo de cooperação com Thomás de Carranza Abogados. A partir de Março, todas as 2ªs terças-feiras de cada mês, os leitores da Raia Diplomática, a revista ibérica de diplomacia e negócios, terão a oportunidade de ler relevantes artigos na área do direito. Neste acordo de cooperação…

TELEVISÕES PORTUGUESAS EXIGIDAS NA GALIZA

O acordo entre o Bloco Nacionalista Galego (BNG) e a coligação entre PSOE e Podemos para a investidura de Pedro Sánchez tem uma clausula curiosa: televisões portuguesas exigidas na Galiza. Esta é uma das exigências para que o deputado nacionalista galego Néstor Rego vote a favor da investidura de Pedro Sánchez. Esta exigência já não é nova que também estava…