Press "Enter" to skip to content

CATALUNHA PROCLAMADA INDEPENDENTE À MODA ESLOVENA

Espanha estava em suspenso!

Tal como um filme de puro suspense, a mais esperada declaração de independência que tinha hora marcada foi adiada por uma hora. O presidente Carles Puigdemont assim o requeria à presidente do Parlamento da Catalunha.

Esta situação criou inquietação nos meios mediáticos. Os jornais espanhóis ficaram confusos, e o El Mundo lançou prontamente a ideia que Puigdemont estaria ainda ouvir os conselhos dos eventuais mediadores internacionais. Estranho, pois o governo espanhol sempre recusou uma intermediação apesar da sua inacção. Mais tarde, o El País enfocava que o verdadeiro motivo seria a discordância da CUP (partido anti-capitalista independentista que suporta o governo catalão no parlamento regional) perante a solução apresentada.

O presidente da Generalitat proclamou então uma hora depois a independência com efeitos suspensivos, tal como fez a Eslovénia durante o seu processo de independência sobre a Jugoslávia. E segundo ele seria sua proposta para iniciar o diálogo com o governo espanhol.

A irritação foi tal que a CUP já anunciou a sua auto-suspensão do parlamento catalão e apelidou a suposta declaração de independência como uma “traição inadmissível”. E por sua vez, os comuns apoiantes da causa independentista mobilizados pela Assembleia Nacional Catalana (ANC) e Omnium Cultural assistiam ao acto nas ruas através de ecrâns gigantes mostravam o seu desapontamento ao não ser declarado de forma inequívoca a tão desejada independência sobre o estado espanhol.

Horas mais tarde o PSOE através do seu porta-voz, José Luis Ábalos, demonstrava o seu apoio ao governo nacional por “não confiar” na declaração de boa vontade de Puigdemont. E esta posição foi reforçada pela Vice-Presidente do governo conservador espanhol, Soraya Sáenz Santamaria,que anunciou um conselho de ministros extraordinário e medidas severas para parar o processo soberanismo catalão.

 

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.