Press "Enter" to skip to content

ALHANDRA – CAMINHO PEDONAL RIBEIRINHO

Os dias convidam a passeios. Os lugares a visitar são muitos. E a vontade de sair de casa é imensa. Se os dias cinzentos são um incentivo à depressão, os dias cheios de sol dão-nos ânimo e fazem-nos sorrir. Por isso, saia mais. Nós deixamos aqui uma sugestão.

Local: Alhandra. Mais concretamente, a sua zona ribeirinha. Para quem gosta de correr ou dar uma valente caminhada, este é o lugar perfeito. O Caminho Pedonal Ribeirinho liga Alhandra a Vila Franca de Xira. São 2,5 quilómetros para peões e ciclistas desde o Parque Urbano de Alhandra ao Parque Urbano do Cervadeiro em Vila Franca de Xira, que permitem um passeio agradável e diferente à beira rio. Uma passagem superior sobre a linha-férrea, já no final do percurso, permite o acesso a Vila Franca de Xira e transforma-se num miradouro para apreciar a paisagem.

Este caminho pedonal começou a ser elaborado em Alhandra. O rio Tejo é parte integrante desta vila histórica. O lazer e as actividades desportivas são asseguradas, em parte, pela Secção de Vela do Alhandra Sporting Clube. Assim, ao longo do percurso a paisagem sob o rio é muitas vezes preenchida por barcos à vela ou praticantes de canoagem.

O Cais de Alhandra, no início do século XX, era ainda o local por onde passava o comércio da palha, dos vinhos e dos cereais de uma parte da Estremadura. Hoje este passado ligado ao rio e à actividade piscatória ainda está patente e visitar este lugar com palmeiras, lugares para descansar e contemplar a Natureza, a cerca de 20 quilómetros de Lisboa, é encontrar um lugar para relaxar e apreciar a vida bem perto do bulício da cidade.

Por isso, não fique em casa e saia mais.

Cátia Calado

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.