Press "Enter" to skip to content

KEYNES – A BIOGRAFIA

O mais importante economista da primeira metade do século XX foi, sem dúvida, John Maynard Keynes (1883-1946), o filho de John Neville Keynes, um professor de Lógica e de Econômia Política da Universidade de Cambridge. Educado no colégio de Eton, no meio dos filhos da aristocracia britânica, entra primeiramente no Civil Service, corpo de altos funcionários ingleses, depois torna-se professor de Economia Política. Todavia, interessar-se-a sempre de muito perto pela vida dos negócios e pela vida política.

 

Como Ricardo, enriquecera com felizes especulações na bolsa e a partir de então dirigirá uma companhia de seguros. Designado em diferentes alturas como conselheiro do Governo, será finalmente nomeado governador do banco de Inglaterra. Enobrecido em 1942, torna-se-a Lord Keynes, barão de Tilton.

 

As suas obras principais são:

 

As Consequências Econômicas da Paz, 1929;

                Tratado da Moeda, 1930;

                A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda, 1936.

 

Keynes, que nascera destinado a influenciar tanto na economia de seu país, a Grã-Bretanha, como nos Estados Unidos. Com exceção de Karl Marx, nenhum outro homem em toda literatura económica causou tanto furor quanto ele, tanto na teoria como na prática económica. O impacto de seu trabalho sobre o pensamento político e a formulação da política em quase todas as nações capitalistas.

Em 1919, Keynes foi um dos delegados britânicos à Conferência da Paz. Discordando de Lloyd George, recusou-se então a defender o ponto de vista oficial do governo e demitiu-se da delegação inglesa à Conferência da Paz, causando a sua demissão surpresa e escândalo. No seu livro as As Consequências Econômicas da Paz explica os motivos que determinarama sua atitude e que fundamentalmente consistiam na sua certeza de que a Alemanha não tinha condições para pagar as reparações da guerra.

Professor do King´s college, em Cambridge, nunca abandonou a vida de negócios e as suas atividades públicas. A experiência que ganhou numa e noutras alimentava os seus trabalhos científicos. Em 1923 publicou uma obra intitulada Ensaio Sobre a Reforma Monetária, na qual ataca o estalão-ouro e começa a apresentar uma ideia a qual dará mais tarde grande relevo: a da expansão monetária. Em 1930 expõe mais desenvolvidamente as suas ideias sobre a circulação monetária no Tratado da Moeda.

Foi em 1936 que Keynes publica o livro que há de impor definitivamente o seu nome entre os grandes economistas de todos os tempos, a par dos de Adam Smith, Ricardo, Stuart Mill ou Marx: Titulado Teoria Geral do Emprego , do juro e da Moeda. São muitos os autores que consideraram que a evolução do pensamento econômico é marcada por quatro datas altamente significativas: 1776, publicação de A Riqueza das nações, de Adam Smith; 1867, aparecimento do primeiro tomo de O Capital, de Marx; 1871-1873, descoberta simultânea por Jevons, Menger e Walras do princípio da utilidade marginal; 1936, publicação de A Teoria Geral de Keynes.

Professor da Universidade de Cambridge, mas afastado de funções públicas, dada a sua atitude rebelde de 1919, o seu livro A Teoria Geral vai reconquistar-lhe a confiançados meios oficiais, impô-lo como economista oficial da Inglaterra , abrir-lhe as portas tanto do Banco de Inglaterra como da Câmara dos Lordes. Em 1943 o governo britânico encarregou-o de estudar um plano internacional de estabilização das moedas. Na conferência internacional de Bretton-Woods, em 1944, o plano de Keynes defrontou-se com o seu rival americano, o plano White.

Keynes provocou adorações de uns e severa crítica de outros. Foi elogiado pela maioria das coisas boas e considerado culpado por muitas das coisas más que se tornaram parte da politica nacional durante as duas últimas décadas. A dinâmica de suas teorias provocou a formação de um forte grupo pró-Keynes, enquanto os pontos vulneráveis das mesmas, juntamente com o que expressam ou implicam no tocante à ação governamental, produziram um forte grupo anti-Keynes.

Bruno Caldeira

 

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.