Press "Enter" to skip to content

FUNDÃO CELEBRA A QUADRAGÉSIMA

A Câmara MunIcipal do Fundão organiza mais um ano a Quadragésima – Ciclo de Tradições da Quaresma deste concelho da Cova da Beira.

De 14 de Fevereiro a 1 de Abril a Quadragésima proporcionará um conjunto de eventos para celebrar os mistérios da Páscoa.

A quadragésima revela em todo o seu esplêndor a religiosidade das suas gentes, pura e imbalável.

Entre os actos escolhidos para preservar o espírito da quaresma católica destacam-se os actos cerimoniais, peças de teatro, concertos e exposições que exprimem experiências mistícas, vividas tanto por quem cria como por quem comtempla.

A Quadragésima percorre um itinerário pelo vasto património sacro do concelho do Fundão, despertando aos crentes religiosos e aos não tão devotos, um caminho interior de reflexão e de intimismo.

Dentro da Quadrigésima, os Sabores de Páscoa também marcarão presença.

Entre os dias 17 de março e 1 de abril, as iguarias da Páscoa podem ser encontradas em 24 restaurantes e 7 pastelarias, do Fundão. Realizar-se-á mais uma deliciosa edição do festival gastronómico Fundão.

Numa combinação ímpar entre tradição e sabores poderá degustar um vasto cardápio de pratos. Das entradas às sobremesas terá a oportunidade de provar os deliciosos pratos, preparados com o coração.

Para celebrar a gastronomia típica da época, destacam-se nas entradas o bolo de azeite com queijo, a chouriça frita de javali, o queijo de ovelha da serra com folar da beira, a cherovia frita e a morcela da beira na brasa.

Como prato principal, mantêm-se a tradição, servindo-se o cabrito assado no forno ou grelhado, os maranhos, a chanfana, o ensopado de borrego ou na brasa, o arroz de carqueja e o bacalhau com broa.

Num momento de puro conforto e para adoçar a reunião familiar, as sobremesas dispõem-se entre papas de carolo com creme de laranja, o mil folhas de arroz doce, a tigelada de queijos com doce de abóbora ou de cereja, as farófias e o pudim de ovos, que com toda a certeza farão as delícias de todos.

Sendo a tradição um ingrediente-chave, as memórias e os sabores deste Festival Gastronómico fazem com que a Páscoa se mantenha como um momento de reunião familiar.

 

 

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *