Na passada quarta-feira, 26 de setembro, a Raiadiplomatica.info foi oficialmente lançada no espaço We Work (Paseo de la Castellana 77) em Madrid.
No primeiro evento oficial da revista ibérica de diplomacia e negócios, participaram muitas personalidades da área empresarial, especialmente de Espanha e de Portugal, e do corpo diplomático acreditado em Espanha.
As embaixadas de Portugal, Moçambique, Kuwait, Macedónia, Perú, Turquia e Haiti estiveram presentes.
O Secretário de Estado, Ignacio Sánchez Amor, interveio durante este acto, afirmando que estamos no melhor momento das relações entre Espanha e Portugal. Mas para Sánchez Amor esta relação actual permanece demasiado constante, e deveria ser dada uma maior “tensão positiva”.
Felicitou os membros da Raiadiplomatica.info pela criação desta revista, que poderá ser um excelente meio para promover um maior entendimento entre portugueses e espanhóis, de modo que haja uma melhor integração.
Bruno Caldeira, fundador e director da Raiadiplomatica.info começou por apresentar esta publicação com algumas considerações sobre a Raia, a fronteira entre Portugal e Espanha.
Fez alusão à ajuda que as pessoas da Raia portuguesa deram aos seus “nuestros hermanos”, quando estes fugiam das atrocidades da Guerra Civil Espanhola.
Também mencionou a cooperação transfronteiriça para obter fundos europeus para o desenvolvimento das regiões raianas.
Esta publicação tem como principais áreas de interesse: o mercado ibérico, as relações luso-espanholas sem esquecer as notícias da Raia e do espaço ibero-americano.
Para além destas áreas principais, será mantido o espírito universal da edição impressa inicial desta revista, quando foi criada há alguns anos em Portugal.
Ao mesmo tempo, a Raiadiplomatica.info vai promover a discussão do seu próprio conceito de Comunidade Ibérica, cuja a construção desta definição está muito longe das actuais teses iberistas, sejam elas unionistas ou federalistas.
Após a explicação deste projecto editorial, foram oferecidos aos convidados deste evento a degustação de vinhos de pago Finca Elez e das Bodegas Heras Cordón, durante um networking bastante animado entre os participantes.
No final foram sorteados vários prémios oferecidos pelos principais patrocinadores: Bodegas Heras Cordón, Finca Élez e Termas de Monfortinho
Be First to Comment