Press "Enter" to skip to content
A conflictiva fronteira causa muitos problemas nas relações internacionais

A CONFLICTIVA FRONTEIRA ENTRE O MÉXICO E OS ESTADOS UNIDOS EM DEBATE

A secção ibero-americana do Ateneo de Madrid apresenta hoje outro grande debate: “Trump e a sempre conflictiva fronteira entre o México e os Estados Unidos”.

O convidado para esta conferência é Ernesto Barnach-Calbó, ex-director de programas da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a ciência e cultura (OEI).

Tomás Mallo, o secretário da secção ibero-americana do Ateneo de Madrid fará como sempre e com grande sapiência, a apresentação e a introdução a este tema tão pertinente das relações internacionais.

No comunicado de apresentação desta conferência é referido que:

“Entre as muitas iniciativas empreendidas pelo actual Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o seu desejo de fortificar o sul da fronteira do seu país e a “tolerância zero” com os indocumentados.

Mas desde a independência do México em 1821, o espaço fronteiriço tem condicionado muito negativamente as relações entre ambos os países, cujos principais acontecimentos foram: o conflicto com o Texas ao declarar-se independente em 1836, a guerra com os Estados Unidos depois da anexação do Texas em 1845, e a permanente, massiva e problemática migração desde o México, depois da Revolução Mexicana que em muitos aspectos se agrava hoje com a atitude mais agressiva do presidente Donald Trump.

E no final do comunicado é lançada a pergunta: “E o novo presidente do México, López Obrador poderá reverter alguma medida desta secular e complexa relação entre os dois países vizinhos?”

Ernesto Barnach-Calbó, ex-director de programas da Organização dos Estados Ibero-americanos para a educação, a ciência e a cultura. Também foi membro do Conselho Espanhol de Estudos Ibero-americanos (CEEIB) e coordenador das tertúlias americanas na Casa América e do Museu da América.

Na actualidade é membro da secção ibero-americana do Ateneo de Madrid.

Entre os seus livros se destaca: “a língua espanhola nos Estados Unidos” e “A minoria etnolinguística nos Estados Unidos”

Tem participado em númerosos congressos e cursos, e exercendo a docência em universidades na Europa e na América.

A Raiadiplomatica.info recomenda esta conferência a todos aqueles que querem compreender melhor: a conflictiva fronteira entre o México e os Estados Unidos.

Ateneo de Madrid – Sala Estafeta – Calle del Prado 21

8 de Outubro 2018 (2ª feira)

Conferência: “Trump e a sempre conflictiva fronteira entre o México e os Estados Unidos”

Convidado: Ernesto Barnach-Calbó

Apresenta e modera: Tomás Mallo

 

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.