Press "Enter" to skip to content

COMUNIDADES ÉTNICAS EM NEW JERSEY

COMUNIDADES ÉTNICAS EM NEW JERSEY
5 (100%) 1 vote[s]

A  diversidade cultural em New Jersey, nos Estados Unidos, pode ser encontrada através das várias comunidades étnicas do Estado.

Aqui, poderá comer, fazer compras e experienciar os seus diversos costumes. Como ponto de partida, comece por visitar a comunidade portuguesa em Newark, os judeus de Teaneck e os indianos em Iselin, são exemplos reais do tesouro do Estado.

A Ferry Street, também conhecida pela Avenida de Portugal, na Ironbound de Newark, é o coração do comércio e da vida portuguesa.

Os restaurantes cobertos de terracota, e as calçadas que englobam esta avenida realçam o romantismo e a relaxante réplica, própria dos países mediterrâneos da Europa.

Ironbound é sem dúvida, o sítio ideal para comer bem, e pagar uma “pechincha”.

A casa ”A Iberia” e “Mediterranean Manor” são dos mais famosos e mais frequentados restaurantes da cidade, visitados por muitos turistas.

Mas un dos preferidos é mesmo o restaurante português, de cozinha tradicional de hospitalidade única, o restaurante “Sol Mar”, situado entre a Ferry Sreet e a Niagara. Provavelmente, o restaurante mais português da cidade, decorado com os tradicionais mosaicos de azul e branco, uma mistura de “tasca” e taberna, numa versão mais formal e requintada é o “Vila Nova do Sol Mar”.

“Ao manter o  que é tradicional, acredito estar a fazer um bom trabalho. A melhor forma de confeccionar os melhores pratos é fazê-lo à moda antiga”, diz António Nobre, proprietário do restaurante há 13 anos.

O “Vila Nova do Sol Nobre”, com um design café esplanada no interior, é iluminado pelas luzes das ruas alinhadas ao longo do pavimento de carvo, inspirados em Lisboa. Os pratos de bacalhau são proeminentes no menu.

Visite também a Fábrica Teixeira e a loja de panificação, Kossouth Street, e escolha entre os mais cobiçados pastéis de nata po as sanduíches no famoso pão português e o aromático café expresso, tão conhecido por “bica”.

Uma passagem no supermercado A&J Seabra na Lafayette Street poderá encontrar os ingredientes necessários para recriar um menu oferecido pela casa ibérica, como o bacalhau seco e salgado, e bem como as especiarias.

 

Teaneck: a comunidade judaica e os seus costumes

Em Cedar Lane, a artéria principal de Teaneck, a maioria dos negócios é gerida por judeus. Há escolhas infinitas para restaurantes, padarias e supermercados kosher.

Os estabelecimentos kosher são destinados à venda de produtos alimentares inseridos nas leis dietéticas do judaísmo.

Mesmo com a aplicação de regras rígidas, no que respeita ao estilo de vida, Stewart Kahan, proprietário de “Ma’adan Glatt Delicatessem”, um estabelecimento kosher diz que “os judeus interpretam a lei da religião judaica de vários modos”.

A maioria dos judeus segue uma dieta kosher baseada na lei religiosa, a qual pode excluir determinados animais na dieta alimentar obrigando à introdução de um conjunto de regras e normas para matar os animais e para a elaboração da comida.

O achado mais primoroso em Teaneck é a loja de Kosher de chocolate chamada “Le Chocolat”. As escolhas de delícias são infinitas desde o chocolate de leite ao chocolate negro, passando pelo recheado de frutas e nozes.

Para uma refeição kosher, “Noah’s Ark” que cozinha porções grandes servidas num ambiente familiar e amigável. Aqui, poderá aprender e conhecer a vida judaica, na “Casa Judaica”, onde os livros sobre a história, tradição e estilo de vida desta cultura abundam.

Pode, ainda, encontrar diversos produtos e objectos importados de Israel, desde jóias feitas à mão, passando pela música e até objectos de decoração.

 

Iselin: uma pequena Índia no coração de New jersey

Tal como no filme de “A Cidade da Alegria”, também a faixa da Oaktree Streer por partilhada por Iselin e Edison, evoca uma movimentada Calcutá.

Os aromas das especiarias enchem o ar, por isso, não é de admirar que lhe chamem “a pequena Índia”. “Aqui encontra-se de tudo e mais alguma coisa, relacionada com a comunidade indiana”, disse Rahul Walia, ex-presidente da Câmara de Comércio Indiana e director executivo da Touchdown Media, uma empresa multicultural de publicidade e relações públicas.

As primeiras vagas de emigrantes oriundos da Índia chegaram a Nova Iorque nas décadas de 60 e 70 do século XX. Só mais tarde estes se mudam para New Jersey, onde existe uma grande comunidade indiana.

A comida oferida pelo restaurante “Oaktree Road” é influenciada por diversas regiões da Índia.

A culinária da região do norte da Índia é fortemente influenciada pela galinha cozida e pelos pratos de arroz hindu. Por sua vez, as regiões do sul do paós baseiam-se mais em pratos vegetarianos como o arroz e iguarias como a dosa,idli, vada e sambahar.

A “Galaxia” um templo interior de degustação, oferece uma amostra de alimentos de sabores exóticos e deliciosos. As escolhas podem ser muito refrescantes, como é o caso do Rim Zim, recém espremido caldo de cana com gengibre e limão. “É um óptimo sítio para virem a experiementar novos sabores. Não é caro é as pessoas acabam sempre por encontrar um espaço muito agradável e aconchegante”, dix Jdith Krall-Russo, de Edison, cliente habituada a comprar chás e tecidos no Oaktree Road.Neste restaurante a sobremesa é obrigatória.

O “Bengali Sweet House”, garante aos seus clientes, 35 sabores sortidos de doces artesanais, com leite – Khoya, uma flôr branca, galebi, ingredientes que podem ser, suavamente, mergulhados num delicioso caramelo quente,

Na secreta beleza da Oaktree Street, não se esqueça de fazer uma visita ao supermercado de iguarias tradicionais, revistas e lembranças no Subzi Mandi…tudo isto antes de deixar esta cidade com uma comunidade exótica.

 

Sónia Nolasco

 

 

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *