Press "Enter" to skip to content
Turistas espanhóis gostam do Portugal Rural

TURISTAS ESPANHÓIS GOSTAM DO PORTUGAL RURAL

Ao contrário dos portugueses onde há ainda pouca tradição de viajar massivamente pelas aldeias, felizmente os turistas espanhóis gostam do Portugal Rural.

Um estudo organizado pelo Observatório do Turismo Rural de Espanha, que é uma iniciativa conjunta de investigação entre EscapadaRural.com, a EUHT CETT-UB (Escola de Turismo da Universidade de Barcelona) e a Netquest, concluem que cerca de um quarto dos espanhóis que visita Portugal fazem turismo rural.

Uma das razões que é apontada por este observatório para que os 24% de espanhóis que gostam do Portugal Rural não seja superior, tem a haver com a falta de promoção e de divulgação.

Todavia, a razão principal para o fomento de turistas espanhóis neste segmento em Portugal, diz respeito a ofertas de preços competitivas e bem atrativas com 61%. Já a falta de informação é colaborada por 24% dos inquiridos.

Por regiões o Norte de Portugal é preferida dos turistas espanhóis com 36%, seguida da região do Centro de Portugal com 21%.

A proximidade geográfica dos dois países pode possibilitar sinergias mais eficazes. O património cultural e arquitectónico das aldeias históricas portuguesas, que muitas delas estão localizadas muito próximas da fronteira com Espanha, é um valor a considerar no fomento do turismo rural português.

Porém, os números do turismo rural espanhol, não têm comparação com o português.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística de Espanha, em 2017 mais de 4.000.000 viajantes fizeram turismo rural dentro de Espanha, o que correspondente a mais de 11.000.000 de dormidas.

Estes dados revelam que houve um aumento de 10,6% de dormidas em relação a 2016.

Quanto às regiões mais procuradas neste segmento turístico, Castilla y León vem à frente 1,6 milões de dormidas, mais 4,6% que no ano anterior. Seguindo-se a Catalunha com 1,19 milhões, as ilhas Baleares com 1,07 milhões e as Astúrias com 952.502 dormidas.

Por sua vez, a região com a maior taxa de ocupação, foi as ilhas Baleares com 50%.

Este dados deviam reforçar a importância o turismo rural em Portugal, promovendo eficazmente as ofertas lusas para que os turistas espanhóis passassem a gostar ainda mais do Portugal Rural e de todas as suas riquezas culturais.

 

 

 

 

 

 

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *