Press "Enter" to skip to content
jornada ibérica de energia

CANAL ISABEL II ACOLHE A JORNADA IBÉRICA DE ENERGIA

A fundação Canal Isabel II, localizada na zona da Plaza Castilla, em Madrid, acolhe a III Jornada Ibérica de Energia, no próximo dia 18 de Janeiro.

Este evento é organizado pela Câmara de Comércio Hispano Portuguesa (CHP) pelo terceiro ano consecutivo. No ano passado, Lisboa recebeu a II Jornada Ibérica de energia, sendo que a primeira foi na capital de Espanha.

Na edição de 2019, o tema central é a “transição energética no mercado ibérico” e as perspectivas para uma evolução para um modelo energético com baixas emissões de carbono.

Esta jornada ibérica sobre a energia começará pelas 9 horas no auditório da Fundação Canal Isabel II terá três mesas redondas, a saber:

– os desafios da descarbonização do sistema eléctrico ibérico

– o futuro do gás no novo modelo energético

-o papel do petróleo na transição energética ibérica.

As boas vindas e a introdução à III Jornada Ibérica de energia estarão a cargo de Rafael Prieto, vice presidente do Canal Isabel II, António Calçada de Sá, Presidente da Câmara de Comércio Hispano Portuguesa, Alberto Martín Rivals, sócio responsável de Managemenet Consulting e de energia da KPMG Espanha.

O discurso de abertura oficial será proferido por João Pedro Matos Fernandes, Ministro do ambiente de Portugal.

A sessão continuará com a intervenção de Miguel Arias Cañete, o comissário europeu de acção pelo clima e energia, com o tema “As chaves da transição energética na Europa”. 

A primeira mesa de trabalho dedicada à descarbonização do sistema eléctrico ibérico será composta por:

Artur Trindade, Presidente, OMIP

Aitor Moso, Director do  Negócio Liberalizado, Grupo Iberdrola

José Bogas, Conselheiro Delegado da Endesa

Juan Lasala, CEO da  REE

Rui Teixeira, CEO da EDP Espanha

Já o grupo que discutirá “o futuro do gás num novo modelo energético” tem como oradores:

Marcelino Oreja, CEO da Enagás

Rodrigo Costa, Presidente da REN

Manuel Fernández, COO da Gas & Power, Naturgy

Antonio Erias Rey, Presidente da MIBGAS

Já a última mesa de debate sobre “O papel do petróleo na transição energética ibérica” será constituída por:

Luis Cabra, Director-geral de desenvolvimento tecnológico, recursos e sustentabilidade da Repsol

Pedro Miró, Vicepresidente e CEO da Cepsa

Carlos Gomes da Silva, Presidente da GALP Energia

Luis Aires, Presidente da AOP

António Manuel Patrício Comprido, Secretario General da APETRO

A honra do encerramento da III Jornada Ibérica de Energia será dada por José Domínguez Abascal, Secretario de Estado de Energía de Espanha.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Raia Diplomática
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.