Press "Enter" to skip to content

O DIA NACIONAL DO KUWAIT

O Dia Nacional do Kuwait é celebrado no dia 25 de Fevereiro, tem um duplo significado já são comemoradas duas efemérides muito importantes para o povo kuwaiti.

Este ano o dia nacional do Kuwait assinala o seu 58º aniversário da sua independência e o 28º aniversário da sua libertação do regime iraquiano de Saddam Hussein.

Porém, é muito curioso que nem sempre o dia nacional do Kuwait foi celebrado a 25 de Fevereiro.

O Kuwait adquiriu a sua independência do Reino Unido com a assinatura de um  tratado em 19 de Junho de 1961 entre o Sheikh Abdullah Al-Salem Al-Sabah, o 11º governante deste país do Médio Oriente e George H. Middleton, o comissário britânico para o Golfo Arábico em representação do governo britânico.

Este tratado revogava o protetorado britânico, que tinha sido implementado com o anterior tratado assinado em a 23 de Janeiro de 1899 pelo Sheikh Mubarak Al-Sabah e o governo britânico, adquirindo assim formalmente a sua independência de facto e de direito.

A primeira vez que o Kuwait celebrou o seu dia nacional foi em 19 de Junho de 1962.

Nesse mesmo ano foi criada a Assembleia Constituinte de forma a aprovar a sua nova constituição, com o intuíto de preparar as eleições legislativas para o ano seguinte.

A nova constituição foi aprovada em 1962 e as primeiras eleições legislativas foram realizadas em 23 de Janeiro de 1963.

Em 18 de Maio de 1964, o dia nacional do Kuwait foi alterado para o actual 25 de Fevereiro.

Esta situação aconteceu de modo a coincidir com a data de coroação do Sheikh Abdulah Al-Salem Al-Sabah, para honrar o seu papel de grande estadista na construção de um novo Kuwait independente, soberano, moderno e democrático.

Onde hoje se situa o Estado do Kuwait, já passaram muitos outros povos da antiguidade como os babilónios, os gregos, entre outros.

Os portugueses foram os primeiros europeus a chegaram a essas terras, muito possivelmente em 1521. E no final do século XVI construiram uma fortaleza defensiva, que fazia parte da sua estrategia para proteger o seu domínio comercial na península arábica.

O povo do Kuwait aproveita as festividades do seu dia nacional para expressar o seu sentimento de pertença, lealdade e orgulho pela sua pátria.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *