No início do mês de Abril a Rádio Televisão de Castilla y León apresentou um documentário televisivo que relata a história da Universidade de Salamanca e a sua ligação à Universidade de Coimbra, como um grande espelho do conhecimento.
O acto de apresentação deste grande espelho do conhecimento que liga duas das mais antigas universidades da Península Ibérica, teve lugar no Teatro Juan del Enzuna em Salamanca. E contou com as presenças do magnifico reitor da Universidade de Salamanca, Ricardo Rivero, o reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, o reitor da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM), e com os co-directores deste documental: Lucía Rodil e Paco Gómez.
O espelho do conhecimento relata a história da Universidade de Salamanca durante os seus 800 anos de existência,
Entre as inúmeras relações que esta grandiosa instituição teve conta-se também o fluxo de ideias no século XV, a sua época dourada, com as escolas de pensamento de Coimbra e de Évora. Nessa altura houve um intenso e extraordinário intercâmbio de professores e de alunos.
Também este memorável documentário reporta e enaltece duas das mais impressionantes bibliotecas da Europa: a Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra e a Biblioteca Histórica de Salamanca.
E na actualidade este grande espelho do conhecimento continua a evolucionar através dos programas europeus de cooperação na área da educação, cultura e investigação científica.
A Universidade de Salamanca é considerada é considerada por muitos como a mais antiga de Espanha.h
Foi fundada pelo rei Afonso X de León a 9 de Noembro de 1292, posteriormente ratificada pelo Papa Alexandre IV.
Foi a primeira instituição na Europa a obter o título de Universidade.
A Universidade de Coimbra teve os seus antecedentes com o Estudo geral fundado em 1290 em Lisboa, sendo em 1308 transferido para Coimbra.
Em 1 de Março de 1290, o rei D. Dinis através da assinatura do documento Scientiae Thesaurus Mirabilis instituia a Universidade de Coimbra.
A Universidade de Coimbra instalou-se então no Palácio de Alcáçova em 1308.
Be First to Comment