Press "Enter" to skip to content

O GRANDE ESPELHO DO CONHECIMENTO DE SALAMANCA E COIMBRA

No início do mês de Abril a Rádio Televisão de Castilla y León apresentou um documentário televisivo que relata a história da Universidade de Salamanca e a sua ligação à Universidade de Coimbra, como um grande espelho do conhecimento.

O acto de apresentação deste grande espelho do conhecimento que liga duas das mais antigas universidades da Península Ibérica, teve lugar no Teatro Juan del Enzuna em Salamanca. E contou com as presenças do magnifico reitor da Universidade de Salamanca, Ricardo Rivero, o reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, o reitor da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM), e com os co-directores deste documental: Lucía Rodil e Paco Gómez.

O espelho do conhecimento relata a história da Universidade de Salamanca durante os seus 800 anos de existência,

Entre as inúmeras relações que esta grandiosa instituição teve conta-se também o fluxo de ideias no século XV, a sua época dourada, com as escolas de pensamento de Coimbra e de Évora. Nessa altura houve um intenso e extraordinário intercâmbio de professores e de alunos.

Também este memorável documentário reporta e enaltece duas das mais impressionantes bibliotecas da Europa: a Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra e a Biblioteca Histórica de Salamanca.

E na actualidade este grande espelho do conhecimento continua a evolucionar através dos programas europeus de cooperação na área da educação, cultura e investigação científica.

A Universidade de Salamanca é considerada é considerada por muitos como a mais antiga de Espanha.h

Foi fundada pelo rei Afonso X de León a 9 de Noembro de 1292, posteriormente ratificada pelo Papa Alexandre IV.

Foi a primeira instituição na Europa a obter o título de Universidade.

A Universidade de Coimbra teve os seus antecedentes com o Estudo geral fundado em 1290 em Lisboa, sendo em 1308 transferido para Coimbra.

Em 1 de Março de 1290, o rei D. Dinis através da assinatura do documento Scientiae Thesaurus Mirabilis  instituia a Universidade de Coimbra.

A Universidade de Coimbra instalou-se então no Palácio de Alcáçova em 1308.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *