Segundo dados dos serviços de estatística da alfândega da República Popular da China, foram importados desde Portugal nos primeiros dois meses do ano, produtos e serviços no valor de 317,3 milhões de euros. Podemos dizer então que as exportações portuguesas para a China vão bem.
Este valor representa uma subida de 4,88% referente ao mesmo período homologo de 2018.
As exportações portuguesas para a China estão bem e num bom caminho, já que no ano passado o valor total foi de 885 milhões de euros.
Do lado inverso, as exportações chinesas para Portugal também estão bem.
No ano passado a China vendeu a portugal mais 7,74% que em 2017. Ou seja, o valor total ascendeu aos 566,5 milhões de euros.
Apesar do saldo positivo a cair para o lado português em 249,6 milhões de euros, as relações entre a China e Portugal vão muito bem.
O projecto do governo chinês On Belt on Road, também conhecido Nova Rota da Seda, também foi bem acolhido pelo governo português.
O projecto que mais expectativa gera é o desenvolvimento e a ampliação das infraestruturas do Porto de Sines.
Já a relação comercial entre a China e os países de língua oficial portuguesa continua igualmente muito bem.
O mercado das trocas comerciais entre a China e os países lusófonos cifrou-se em 2018 em 20,8 mil milhões de euros.
O principal parceiro da China é claramente o Brasil com 15,3 mil milhões de euros, seguindo-se Angola com 3,96 mil milhões de euros.
Destaque também para Moçambique que ocupa o 4º lugar, logo a seguir a Portugal, com um valor de 390 milhões de euros.
É expectável que a relação económica entre a China e Portugal, e também os restantes países lusófonos continue muito bem, sobretudo com a implementação e expansão da One Belt One Road.
Be First to Comment