Press "Enter" to skip to content

MOSTRA ESPANHA JÁ ESTÁ EM ACÇÃO

Mais uma vez arranca com grande força a Mostra Espanha. Várias actividades estão em acção um pouco por todo Portugal, para dar a conhecer a cultura espanhola.

São 20 cidades portuguesas que vão receber as actividades da Mostra Espanha deste ano. A saber: Alcobaça, Almada, Belmonte, Braga, Bragança, Caldas da Rainha, Cascais, Coimbra, Évora, Guarda, Guimarães, Lagoa, Lisboa, Óbidos, Porto, Penacova, Serpa, Setúbal, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

No prólogo de apresentação da Mostra Espanha 2019, o Ministro da Cultura e Desporto de Espanha, José Guirao Cabrera, aproveitou as palavras de José Saramago para exemplificar o sentido desta grande acção cultural.

Então José Saramago escrevia assim: “devemos recuperar, manter e transmitir a memória histórica, pois começa pelo esquecimento e acaba na indiferença”.

Esta é a 6ª edição da Mostra Espanha onde o público português terá a oportunidade de experimentar e disfrutar do melhor que as indústrias culturais e criativas de Espanha podem oferecer.

Nesta bienal estarão em acção exposições, peças de teatro, espectáculos de dança, concertos de música, cinema, conferências, encontros, cursos e workshops.

Quanto aos festivais que estão inseridos nesta enorme iniciativa cultural destacam-se o Festival de Jazz e o Festival Flamenco Atlântico.

Para os amantes do cinema, o próximo Outuno traz de volta o Cine-Fiesta – mostra do Cinema Espanhol.

Todavia, a Raia Diplomática quer destacar a conferência “A construcção  da imagem das raínhas portuguesas e espanholas do século XVI ao XVIII”.

E no día 20 de Novembro, pelas 18 horas, o Museu Nacional de Arte Antiga(MNAA), em Lisboa, marcará encontro com a história, onde os retratos das rainhas lusas e hispânicas merecerão uma atenção muito especial.

A partir dos retratos das rainhas espanholas e portuguesas serão discutidos e analizados a construcção e a evolução da sua representação ente os séculos XVI e XVIII.

Esta análise vai permitir saber as formas visuais utilizadas para representar os elementos da condição da mulher durante a fase de adolescência, enquanto esposa e viúva. E tal como nas diferentes funções que desempenharam e representaram como rainha como rainha consorte, governativa, tutora ou rainha-mãe.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *