Press "Enter" to skip to content
Rastrillo Novo Mundo

RASTRILLO UMA PASSARELA SOLIDÁRIA

Até domingo o Pavilhão de Cristal da Casa de Campo em Madrid, acolhe o Rastrillo Nuevo Mundo que é uma autêntica passarela solidária.

O Rastrillo Nuevo Mundo é o maior evento solidário de final de ano, que foi inaugurado pelas duas rainhas de Espanha: Letícia y Sofia de Borbon.

Desde o dia 16 de Novembro o Rastrillo Nuevo Mundo tem sido uma verdadeira passarela solidária, já que muitos famosos passaram a dar a sua contribuição para os mais desfavorecidos.

A Infanta Pilar de Borbón, que aliás é uma das grandes entusiastas deste evento solidário, referindo que «Mientras pueda, vendré lo que haga falta. Cada año cambia el mercadillo, va teniendo otro aire, no sé si para mejor o peor, pero van rejuveneciéndose las personas».

Anualmente o Rastrillo Nuevo Mundo tem mais de 20.000 visitantes, contando com o apoio de cerca de 1200 voluntários que assistem mais 80 locais de venda solidária.

Esses espaços estão dedicados à restautação, às antiguidades, à decoração, à moda, à cultura, à músicaentre outras áreas.

As receitas deste evento revertem integralmente às crianças e jovens que são recebidas nas casas de acolhida desta associação dirigida por Josefina Sánchez Errázuriz.

Rastillo Nuevo Mundo é uma verdadeira passarela solidária global já que pertence uma rede de associações solidárias, que para além de Espanha também está presente em Portugal, Colômbia, Perú, São Tomé e Princípe e Senegal.

Curiosamente em Portugal, aproveitando o espírito da sua congénere espanhola, em 1996 foi fundado a associação Novo Futuro, cuja grande impulsionadora foi Maria de Jesus Barroso (esposa de Mário Soares, antigo Presidente da República Portuguesa).

Esta instituição particular de solidariedade social tem a seu cargo 8 lares residenciais  8 Lares, cuidados físicos, emocionais e sociais a 73 crianças e jovens com idades compreendidas entre os 3 e os 18 anos, privados de meio familiar seguro e privilegiando os grupos de irmãos.

O Mercado Solidário Novo Mundo Rastrillo é a versão portuguesa de Rastrillo Nuevo Mundo, que este ano decorrerá no Centro de Congressos de Lisboa, entre os dias 21 e 24 de Novembro.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.