Press "Enter" to skip to content
Quanto a nós, Raia Diplomática continuamos insistindo no nosso rumo

Insistindo no nosso rumo

Começamos mais um ano ainda com a sombra da pandemia. A nossa sociedade global tem agora que viver no seu “novo normal”. Quanto a nós, Raia Diplomática continuamos insistindo no nosso rumo.

Em 2021 fizemos um esforço para dar mais atenção à América Central. E de uma certa forma quisemos contribuir para a celebração do Bicentenário da Independência da América Central. E para esse efeito convidamos varios embaixadores da região para escrever sobre este acontecimento histórico tão importante para esses povos.

Já este ano vamos trabalhar para dar mais visibilidade à América do Sul, insistindo que o nosso rumo debe efectivamente ajudar na aproximação entre a América Latina e a Península Ibérica. E essa nossa ambição de desenvolver esses laços entre a península mais ocidental da Europa e o “Novo Mundo” tem como base duas ideias:

1 – Criar um novo conceito de Iberoamérica ( é mais que notório que actual modelo desenhado pelos governos e pelas suas organizações internacionais está estagnado)

2 – Estabelecer no curto prazo medidas que promovam o comércio e os negócios entre as duas regiões

Nos últimos tempos temos demonstrado o nosso carinho pela América Latina, todavia não podemos desviar o nosso rumo da Península Ibérica.

E a definição que queremos usar e trabalhar é mesmo a “Península Ibérica”, e não o simples conceito de “relações hispano-lusas”, que tem um sentido mais centralista do Estado, e das políticas e ordens vindas de Lisboa e de Madrid.

Durante o presente ano vamos trabalhar afincadamente a favor da Comunidade Ibérica da Raia Diplomática.

A nossa Comunidade Ibérica dará o seu enfoque para que a sociedade civil espanhola e portuguesa seja mais próspera. Ou seja, que as suas regiões, empresas, instituições, organizações e até os próprios cidadãos possam cooperar entre si.

Para além da promoção do debate e das opiniões expressadas na nossa plataforma digital, a grande novidade que temos em 2022, que é finalmente vamos concretizar alguns projectos para afirmar a nossa Comunidade Ibérica.

Continuamos a insistir no nosso rumo para criar uma nova consciência ibérica.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.