O projecto de transformação digitalização e sustentabilidade do comércio rural (CROu) obteve a pontuação máxima de toda Espanha na convocatoria dos fundos Next Generation do plano de recuperação, transformação e resiliência que é gerido pelo Ministério de Indústria e Comércio.
Este projecto de transformação do comércio rural de Orense foi apresentado pela Diputación de Orense. Para o seu presidente Manuel Baltar que celebrou esta excelente noticia, recordando que Orense “foi a primeira provincia espanhola em pôr em marcha um plano específico para atraír os fundos europeus, sem esquecer o desafio demofráfico e a inovação, que figuravam entre os 7 eixos de trabalho”.
Este projecto de transformação, digitalização e sustentabilidade do comércio rural terá um orçamento de cerca 260.000 euros, em que 70% será financiado pelos fundos europeus. A execução de este projecto está previsto iniciar-se já no presente mês.
A área de acção do CROu será os concelhos das comarcas de Celanova (A Bola, Cartelle, Celanova, Gomesende, A Marca, Padrenda, Pontedeva, Quintela do Leirado, Ramirás e Verea), Trives (Chandrexa de Queixa, Manzaneda, Pobra de Trives e San Xoán de Rio) e Viana (A Gudiña, A Mezquita, Viana do Bolo e Vilariño de Conso).
Mais de 400 actividades comerciais destes 18 concelhos poderiam beneficiar das varias acções previstas neste projecto de transformação do comércio rural.
O CROu pretende que essa transformação possa fidelizar os clientes através da compra presencial, oferecendo uma experiencia digital e outros oportunidades como produto do quilómetro zero.
Para ajudar a alcançar os objectivos desta transformação digital e sustentabilidade do comércio local, CROu põe ao dispor de esses comércios um suporte de vendas online.
Este é um processo basicamente orientado ao consumidor local, mas também permitirá a determinados perfis de comércio rural abrir-se a novos mercados, expandir-se e optimizar o seu stock. Para além disso facilitará a colaboração entre empresas de diferentes concelhos, demostrando ao cliente que comprar en local é posible, é fácil e adaptativo.
Be First to Comment