No âmbito das Comemorações do Centenário do nascimento do Primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto, a Embaixada de Angola no Reino de Espanha e a Universidade Complutense de Madrid realizaram no passado dia 10 de Novembro, um seminário sobre A Vida e Obra do Poeta Maior António Agostinho Neto , uma exposição fotográfica e documentário “Neto na Primeira Pessoa”.
A actividade decorreu na Universidade Complutense de Madrid e contou com a presença do corpo diplomático, professores, artistas angolanos, estudantes e membros da comunidade angolana em Espanha.
O encontro foi presidido pelo Embaixador de Angola no Reino de Espanha, José Luís de Matos Agostinho, e contou ainda na mesa do presidium com a Decana da Faculdade de Filología da Universidade Complutense de Madrid, Dra. Isabel Durán Giménez-Rico, Vice-decano de Cultura, Relações Institucionais e Biblioteca, da Faculdade de Filologia da Universidade Complutense de Madrid, Emílio Peral Vega, e do conferencista professor catedrático Fernando Jaime.
Para Isabel Durán Giménez-Rico, Decana da Faculdade de Filologia da Universidade Complutense de Madrid, apontou a realização da actividade na sua faculdade como o início do cimentar e o estreitar das relações e do fortalecimento das parcerias entre os dois países a nível da formação de quadros e o intercâmbio na investigação científica.
Para além do Seminário sobre vida e obra deste grande político e poeta angolano, uma exposição fotográfica e ainda um momento de declamação de poemas do Presidente Agostinho Neto preencheram a actividade.
“Angolanos de mãos dadas para o Futuro”, o lema central para as comunicações das actividades do Centenário do Saudoso Primeiro Presidente de Angola .
As temáticas proferidas pelo Conferencista Professor Catedrático Fernando Jaime foram:
Agostinho Neto Homem de Cultura;
A poesia de Agostinho Neto e o seu Contexto Revolucionário.
A Veia Política de Agostinho Neto;
A Influência da Negritude na obra de Agostinho Neto.
O evento teve como objectivo principal recordar e valorizar a figura daquele que foi o pai da Independência de Angola, bem como recolher testemunhos daqueles que com ele conviveram durante o seu percurso estudantil, como médico, como homem de letras, político e estadista, assim como dar a conhecer sobre o contributo de especialistas no ramo de ciências sociais e literárias, que se têm dedicado ao estudo da sua vida e obra, contribuindo desta maneira para o aumento do acervo histórico deste filho de Angola.
Por outro lado, o Departamento de Estudos da Faculdade de Filologia Românica, Francesa, Italiana e de Tradução, da Universidade Complutense de Madrid, deu início no mês de Setembro do ano em curso, a Licenciatura em Português a ser ministrada pela primeira vez.
Na ocasião Bárbara Franticelli, Directora do Departamento de Estudos Românicos, Franceses, Italianos e Tradução, recebeu simbolicamente livros de Agostinho Neto, na edição em português, pelo Professor Catedrático Fernando Jaime e conferencista do evento em representação da Fundação Dr. António Agostinho Neto, e por sua vez o Embaixador de Angola no Reino de Espanha, José Luís de Matos Agostinho , também em nome da Fundação Dr António Agostinho Neto fez a entrega simbólica do Busto de Agostinho Neto nesta instituição, que ficará exposto na biblioteca da referida faculdade de filologia.
Por fim, realizou-se ainda a exposição fotográfica “Neto na Primeira Pessoa”, proporcionando aos alunos, professores e os demais convidados, o conhecimento sobre a vida e obra de Agostinho Neto.
Be First to Comment