Press "Enter" to skip to content
o Reino da Arábia Saudita se comprometeu gerar 50% de seu uso total de eletricidade a partir de fontes renováveis ​​e afirma que o fará até o início de 2030.

Uma iniciativa verde para um futuro mais sustentável

Neste momento da história humana, estamos experimentando muitas mudanças e flutuações climáticas sem precedentes, onde essas mudanças climáticas afetaram negativamente o mundo inteiro. E como consequência disso, estamos passando por um momento crítico em que precisamos de iniciativas reais que reduzam a gravidade desses efeitos negativos que ameaçam tanto o ser humano quanto o meio ambiente.


A causa de alguns fenómenos preocupantes, como a desertificação, as altas temperaturas, a escassez de recursos hídricos, e enfraquecimento de muitas terras agrárias a nivel mundial, o Reino da Arábia Saudita decidiu liderar os esforços de cooperação internacional para construir um futuro mais sustentável para todo o mundo. Neste contexto, o Reino da Arábia Saudita iniciou desde o anúncio da sua ambiciosa Visão 2030 em 2016, diversas medidas para construir um futuro verde, assente na melhoria da qualidade de vida e na proteção das gerações futuras dentro e fora do seu território, afirmando sua perspetiva global em relação às mudanças climáticas.

Portanto, a Saudi Green Initiative confirmou desde sua criação em 2021, o seu compromisso de proteger o meio ambiente e avançar em direção às energias limpas e implementar vários programas de sustentabilidade para atingir seus objetivos abrangentes, buscando combater a poluição, reduzir as emissões de carbono, aumentar o uso de energia limpa e preservar os animais ameaçados de extinção, onde a transformação energética, a proteção da terra e a arborização são elementos essenciais para melhorar a qualidade do clima. É essencial mencionar que esta iniciativa representa um compromisso social que incluí toda a sociedade saudita para motivar os setores público e privado, e permitir que os cidadãos contribuam para alcançar os objetivos nacionais ambiciosos.

Também uma das prioridades desta iniciativa é aumentar a vegetação e ajudar a combater a desertificação plantando 10 bilhões de árvores em todas as cidades sauditas, o que equivale a reabilitar 40 milhões de hectares de terras deterioradas

Eid Aldhafeeri, Diplomata y escritor saudita. Actualmente é o Vice-embaixador do Reino da Arábia Saudita na República Portuguesa


O mais importante dessa iniciativa é que ela se concentra na implementação de um plano sustentável de longo prazo para garantir a continuidade da reação social e institucional a esse plano. Portanto, o Reino da Arábia Saudita lançou mais de 60 iniciativas na área de meio ambiente e energia limpa para atingir três objetivos principais, que são redução de emissões de carbono, reflorestamento e proteção de áreas selvagens e marítimas.


Dentro dessa iniciativa verde, o Reino da Arábia Saudita está fazendo o possível para realizar as suas aspirações de criar um futuro mais próspero para todos, tomando medidas práticas que apoiem seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.


De destacar que o Reino da Arábia Saudita se comprometeu gerar 50% de seu uso total de eletricidade a partir de fontes renováveis ​​e afirma que o fará até o início de 2030. Além disso, a iniciativa está realizando uma série de programas e projetos ambiciosos, incluindo o investimento em novas fontes de energia, promovendo a eficiência energética, melhorando os programas para deter e armazenar carbono. Também uma das prioridades desta iniciativa é aumentar a vegetação e ajudar a combater a desertificação plantando 10 bilhões de árvores em todas as cidades sauditas, o que equivale a reabilitar 40 milhões de hectares de terras deterioradas. Além disso, a iniciativa contribuirá para restabelecer funções ambientais vitais, melhorar a qualidade do ar, reduzir o movimento de poeira e areia, entre outros aspectos importantes.

Por outro lado, a região do Médio Oriente e Norte da África enfrenta uma necessidade urgente de aliviar os efeitos das mudanças climáticas, onde manifestações de desertificação, tempestades de areia, escassez de recursos de água doce, aumento do aquecimento e eventos climáticos extremos tiveram efeitos tão graves sobre o bem-estar dos cidadãos e as oportunidades de emprego em toda a região.

Portanto, a Iniciativa Verde para o Médio Oriente é outra iniciativa regional liderada pelo Reino da Arábia Saudita para mitigar os efeitos das mudanças climáticas na região e trabalhar em conjunto para alcançar os objetivos da ação climática global por meio da expansão da cooperação, de modo a reduzir as emissões de carbono. Sem dúvida, esta iniciativa regional pode alcançar grande sucesso na luta global contra as mudanças climáticas e promoverá a diversificação económica, criará empregos e estimulará o investimento do setor privado em toda a região, beneficiando as gerações futuras e abrindo caminho para um futuro mais verde para todos .

Eid Aldhaferi, diplomata e escritor saudita. Vice-Embaixador do Reino da Arábia Saudita na República Portuguesa

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *