Hoje em dia é necessário deixar os métodos tradicionais na hora de estabelecer projetos gigantes, especialmente aqueles que esperamos fazer uma mudança radical nas nossas sociedades de forma a aumentar a qualidade de vida num futuro próximo através da adoção de critérios tão elevados que se baseiam na sustentabilidade dos recursos naturais para as próximas gerações.
Por isso, é necessário dar a máxima prioridade à preservação do meio ambiente como elemento principal nos ambiciosos projetos de construção de arranha-céus utilizando técnicas modernas da revolução digital. Esta é exatamente a ideia essencial do padrinho do projeto NEOM, Sua Alteza Real o Príncipe herdeiro Mohammed Bin Salman, que inaugurou o lançamento da cidade do futuro que será a mais inteligente do nosso mundo contemporâneo como um destino atraente para pessoas criativas que acreditam totalmente na inovação e renovação para desenvolver todos os aspectos da vida.
NEOM é considerado a parte mais importante do plano Vision 2030 do Reino da Arábia Saudita e a primeira cidade inteligente com recursos únicos no mundo, pois abrange três países (Arábia Saudita, Jordânia e Egito). Os investimentos neste projeto estão estimados em quase 500 mil milhões de dólares, financiados pelo Fundo de Investimentos Públicos. Este projeto abrange uma área de 26,5 mil quilómetros quadrados e está localizado no extremo noroeste da Arábia Saudita (região de Tabuk), limitado a norte e oeste pelo Mar Vermelho e o Golfo de Aqaba com uma extensão de 468 quilómetros quadrados. A leste é cercada por montanhas com 2.500 metros de altura. Além disso, sua localização entre três continentes permite que 70% da população mundial chegue ao local em no máximo oito horas. A primeira fase do projeto provavelmente será concluída no início de 2025.
Uma das vantagens mais importantes do NEOM é que a cidade dependerá de energia 100% renovável, como energia solar e eólica, e garantirá que as emissões de dióxido de carbono sejam zero, por meio do uso de transporte elétrico, gás e hidrogénio verde.
Além disso, sua localização entre três continentes permite que 70% da população mundial chegue ao local em no máximo oito horas. A primeira fase do projeto provavelmente será concluída no início de 2025
O NEOM está dentro de um ambiente que permite gerar energia renovável com alta eficiência a um preço competitivo graças à radiação solar e à velocidade do vento, que se encontram abundantemente naquela área e são considerados fatores essenciais para transformá-lo em um centro global de energia verde e de investigações científicas tentando desenvolver todos os tipos de energia renovável.
De referir que NEOM inspira-se nos seus objetivos para o futuro, os traços mais marcantes da ambiciosa Vision 2030 que conduzirá a uma mudança qualitativa tanto na sociedade como na economia do país, com vista a uma abertura cosmopolita a todo o mundo e, ao mesmo tempo, libertar a economia da dependência do petróleo como fonte principal, através da diversificação das fontes económicas de rendimento. O projeto também tem como objetivos melhorar os padrões de qualidade de vida para preservar as conquistas globais em nível tecnológico e cultural por meio de planeamento urbano avançado, bem como fornecer serviços de alto nível nas áreas da saúde, educação, transporte e entretenimento.
Para além do que foi exposto, é certo que o NEOM criará múltiplas oportunidades em diferentes áreas, a fim de atrair a atenção de pessoas altamente qualificadas em diferentes áreas modernas de todo mundo, e será uma experiência inspiradora para muitos países, que aspiram a um futuro melhor baseado na preservação do meio ambiente seus ambiciosos projetos.
Eid Aldhafeeri, diplomata e escritor saudita
Be First to Comment