Press "Enter" to skip to content

Hotel Boavista: Familiar, Sustentável e Inclusivo

Esta semana viajamos à Raia portuguesa para conhecer melhor o Hotel Boavista das Termas de Monfortinho que está a poucos metros da fronteira com Espanha. Fomos a conhecer melhor o Hotel Boavista que é dirigido por Rui Pereira, que nos contou a história e os planos para o futuro deste hotel raiano.

O Hotel Boavista distingue-se pelo seu estilo vintage e pelo serviço personalizado aos seus clientes “Nós temos um estilo “vintage”, que é a nossa principal diferença em relação aos demais hotéis da região. Proporcionamos que seja sempre um ambiente familiar e que o cliente se sinta como esteja na sua própria casa”.

Rui Pereira confessou-nos também que a relação do Hotel Boavista com Espanha é enorme, já que quase 90% dos seus clientes são espanhóis. Mas essa relação já vem desde os tempos da Guerra Civil Espanhola “A nossa relação com os clientes espanhóis é muito boa. Ao longo dos anos sempre tivemos relações com “nuestros hermanos”. Desde do tempo da Guerra Civil de Espanha e actualmente temos protocolos com organizações espanholas como seja os cruzeiros do Tejo”.

Embora estando localizado numa região muito despovoada como é o caso do município de Idanha-a-Nova, Rui Pereira refere-nos que o Hotel Boavista vai crescer a nível quartos e trabalhadores. Dá especial enfoque à sustentabilidade ambiental e à integração das pessoas com algum grau de discapacidade “Outro objectivo com esta ampliação é aumentar o número de trabalhadores, estando reservado um posto de trabalho para uma pessoa com algum tipo de descapacidade. As pessoas são todas válidas é preciso saber é adaptá-las ao trabalho correcto. A integração das pessoas é uma das nossas prioridades”.

Como nasceu o Hotel Boavista?

O Hotel Boavista nasceu há mais de 100 anos. Foi construído por um guarda fiscal chamado João Varão, que era de Lisboa e veio para as Termas de Monfortinho já que tinha família aqui. Na altura que o Dr. Gardete, o médico que descobriu e explorou as termas, teve a ideia de criar uma pensão para alojar as pessoas que vinham para os tratamentos termais. E deu o nome de “Boavista” por ser o edifício mais alto naquele tempo, donde se podia vislumbrar a bonita paisagem raiana.

Nós temos um estilo “vintage”, que é a nossa principal diferença em relação aos demais hotéis da região. Proporcionamos que seja sempre um ambiente familiar e que o cliente se sinta como esteja na sua própria casa.

Há outra história muito interessante! João Varão por ser guarda fiscal não alinhava em negócios dúbios de legalidade como era o contrabando, que era recorrente aqui na raia. Porém, a esposa de João Varão que era uma boa pessoa e amiga dos mais necessitados, também ajudava os contrabandistas quando vinham para Portugal. Ela escondia o material de contrabando justamente por debaixo da cama do senhor guarda fiscal. Era um excelente sítio para esconder já que João Varão não imaginava que os produtos do contrabando estavam precisamente na sua casa. Em resumo, a Dona Maria, a esposa do nosso guarda fiscal destacava-se pela sua bondade e dava tudo pelos mais necessitados.

Como o Hotel Boavista das Termas de Monfortinho se destaca dos outros hotéis da região? Quais são as características únicas que atraem os hóspedes?

Nós temos um estilo “vintage”, que é a nossa principal diferença em relação aos demais hotéis da região. Proporcionamos que seja sempre um ambiente familiar e que o cliente se sinta como esteja na sua própria casa. E esse espírito está incutido nos nossos trabalhadores, e nos nossos clientes. Temos esse trato diferenciado, de aproximação às pessoas, porque quem nos visita não vem só para dormir ou para comer. Grande parte dos nossos clientes vêm para os tratamentos nas termas, e estão connosco por vários dias ou semanas, que apreciam um serviço mais personalizado e um trato mais familiar. E é isto que fazemos diariamente e ao longo dos tempos de forma a dar mais qualidade do nosso serviço aos nossos clientes.

A nossa relação com os clientes espanhóis é muito boa. Ao longo dos anos sempre tivemos relações com “nuestros hermanos”. Desde do tempo da Guerra Civil de Espanha e actualmente temos protocolos com organizações espanholas como seja os cruzeiros do Tejo

Quais são os principais serviços e comodidades que o hotel oferece para garantir uma estadia confortável e memorável aos hóspedes?

O Hotel Boavista tem 26 quartos. Há 6 anos construímos uma piscina exterior. Além disso, estabelecemos protocolos de cooperação com as Termas de Monfortinho, com os Cruzeiros do Tejo. A nível de comodidades temos restaurante e dois bares. Também acolhemos eventos, como festas, sobretudo no verão, batizados, aniversários e alguns encontros empresariais.

Como o Hotel Boavista das Termas de Monfortinho contribui para o desenvolvimento da sua comunidade local que está caracterizada pelo envelhecimento e baixa densidade populacional?

O nosso hotel está no município de Idanha-a-Nova que è um dos municípios portugueses com menor densidade populacional e com uma população muito envelhecida. Por vezes é muito complicado contratar trabalhadores no nosso concelho. Sendo verdade que muitos deles já trabalham connosco há muitos anos, e logicamente já fazem parte da família “Boavista”.

Temos uma política muito própria que é tentar recrutar em primeiro lugar pessoas do nosso município. Também valoramos os produtos endógenos da nossa região, dando sempre a preferência aos produtos locais, ajudando assim ao desenvolvimento local.

A sustentabilidade tem se tornado uma preocupação crescente na indústria hoteleira. O hotel implementou práticas sustentáveis? Se sim, quais são elas?

Desde 2017 implementamos medidas de combate ao desperdício, como seja a poupança de água e de energia. Este ano fizemos um grande investimento a nível energético com a colocação de painéis solares, a instalação de lâmpadas LED em todo o edifício e para a rega do jardim temos um sistema de recuperação da água da chuva, que consiste no armazenamento dessa água num poço, estando depois disponível para a rega.

Também substituímos as portas e janelas para ter um melhor aproveitamento energético, que representa uma melhor eficiência e ajuda para o ambiente.

As pessoas são todas válidas é preciso saber é adaptá-las ao trabalho correcto. A integração das pessoas é uma das nossas prioridades

O Hotel Boavista está a poucos metros da fronteira com Espanha. Como é a relação com os clientes que vêm de Espanha?

A nossa relação com os clientes espanhóis é muito boa. Ao longo dos anos sempre tivemos relações com “nuestros hermanos”. Desde do tempo da Guerra Civil de Espanha e actualmente temos protocolos com organizações espanholas como seja os cruzeiros do Tejo.  Actualmente estamos a preparar outros protocolos de cooperação com outras empresas de Espanha.

Os clientes que vêm de Espanha representam cerca de 90% do total dos nossos clientes. E claro que aqui eles podem provar o famoso “bacalao” português (risos).

Quais são os planos futuros do hotel para melhorar a experiência dos hóspedes e se adaptar às mudanças nas preferências dos viajantes?

Temos um projecto que é a nossa “menina dos olhos de ouro”, que é a ampliação do hotel, com a criação de uma piscina interior de água quente, mas não um spa já que temos aqui ao lado as termas, para que no inverno os nossos clientes possam disfrutar. Queremos aumentar a nossa capacidade para 40 quartos, o que nos dará uma maior abertura para dispormos de mais serviços.

Outro objectivo com esta ampliação é aumentar o número de trabalhadores, estando reservado um posto de trabalho para uma pessoa com algum tipo de descapacidade. As pessoas são todas válidas é preciso saber é adaptá-las ao trabalho correcto. A integração das pessoas é uma das nossas prioridades.

Em todas as obras que estamos a fazer no edifício é também para as pessoas com mobilidade reduzida. Já trocamos as portas de todos os  quartos para que seja possível entrar pessoas com cadeira de rodas. Além disso, estamos preparando 2 quartos para o uso exclusivo de pessoas com mobilidade reduzida. Todos temos de ser inclusivos, pois todos têm o direito a usufruir dos nossos serviços.

Recentemente foi constituída a associação ibérica AITI. Quais são os objectivos desta associação e como pode beneficiar os seus associados, como é o caso do Hotel Boavista?

AITI é a Associação Ibérica de Turismo Interior que foi constituída no ano passado. O grande objectivo é criar sinergias entre Portugal e Espanha para facilitar os processos e serviços.

Actualmente temos vários associados, incluindo o Hotel Boavista, e queremos crescer e aumentar o número de associados.

A AITI quer fomentar que os seus associados colaborem entre si, comercializando os seus produtos e serviços dentro desta rede. Por exemplo, o Hotel Boavista vende promoções com alojamento no nosso hotel mais a viagem de barco no rio Tejo, e o nosso colaborador vende obviamente as suas viagens de barco com o alojamento do nosso hotel. Esta venda cruzada é muito importante e benéfica para todos.

Em resumo, a AITI incentiva a colaboração comercial e estratégica das empresas da Raia portuguesa e espanhola.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *