Press "Enter" to skip to content

Peru e Portugal: 170 anos de Amizade e Cooperação

Em 2023 comemoramos 170 anos de relações diplomáticas entre o Peru e Portugal, relações estas que foram estabelecidas em 1853 com a assinatura de um tratado de comércio e navegação. Desde essa data, foram gerados laços muito estreitos de amizade e cooperação.

Embora possamos dizer que as relações diplomáticas começaram formalmente há 170 anos, devemos afirmar que a relação entre o Peru e Portugal é muito antiga, começando no vice-reinado espanhol no Peru, um período da nossa história em que ocorreu uma importante migração portuguesa. Durante essa fase, os portugueses, mantendo a sua identidade e cultura, contribuíram de forma única para a economia e a diversidade cultural da sociedade peruana.

Atualmente, ambos os países partilham valores fundamentais, como a defesa da democracia e do Estado de direito, a proteção dos Direitos Humanos, a defesa do ambiente, a cooperação para o desenvolvimento, entre outros. As relações bilaterais caracterizam-se por um elevado nível de diálogo político e compreensão, alcançado nos últimos anos graças a uma troca fluida de visitas das mais altas autoridades de ambos os países.

Num mundo cada vez mais integrado, Portugal constitui um parceiro importante para o Peru. O apoio português na União Europeia foi fundamental para a ratificação do Acordo Comercial Multipartidário entre o Peru e o referido bloco, bem como para a aprovação do acordo de isenção de vistos para cidadãos peruanos nos países do espaço Schengen. Destaca-se ainda o apoio que Portugal tem dado ao Peru na sua aspiração de fazer parte da OCDE.

A relação económica entre o Peru e Portugal é sólida e sem dúvida tem espaço para continuar a crescer. O Acordo de Livre Comércio entre o Peru e a União Europeia, em vigor desde 2013, permitiu aumentar o intercâmbio comercial entre os dois países.

Por outro lado, é importante destacar que em 2012 o Peru e Portugal assinaram um importante acordo para evitar a dupla tributação, o primeiro do género que o Peru assinou com um país europeu, o qual deu um impulso especial ao aumento dos investimentos. Da mesma forma, o Acordo sobre a Promoção e Proteção Recíproca de Investimentos, que promove condições favoráveis ​​à realização de investimentos e à sua proteção recíproca, contribui para o desenvolvimento de uma cooperação mutuamente vantajosa nas áreas económica, comercial, técnica e científica.

O Peru celebrará os seus primeiros 170 anos de relações com Portugal, orgulhoso desta cativante relação de amizade, compreensão e cooperação, consciente das grandes oportunidades que surgem para continuar a aprofundar a relação bilateral e extendê-la a muitas mais áreas

Embaixador Carlos Gil de Montes, Embaixador de Perú em Portugal

A vitalidade da relação é comprovada pela importante presença empresarial portuguesa no Peru. Destacam-se especialmente os investimentos realizados em infraestruturas; na área de seguros; em serviços portuários; e o domínio das energias renováveis, entre outros.

Na esfera comercial, em 2022 o Peru exportou para Portugal bens no valor de 32.647.000 euros e importou de Portugal 29.155.000 euros; deixando uma balança comercial de bens favorável ao Peru no valor de 3.492.000 euros.

Até à data, mais de 290 empresas portuguesas registaram exportações para o Peru entre os meses de julho de 2022 e julho de 2023. Estas exportações incluem máquinas e peças sobressalentes, fertilizantes e produtos farmacêuticos, metais comuns, materiais têxteis, plásticos e borrachas sintéticas, pasta e papel, madeira e casca e produtos alimentícios.

Pelo seu lado, o Peru exportou produtos agrícolas (café, uva, manga, entre outros) e marisco (moluscos e crustáceos), que representam 71% das nossas exportações para Portugal; além de produtos químicos, produtos alimentícios (enlatados), metais comuns, plásticos e minerais.

Os valores do comércio entre os nossos países têm vindo a aumentar e a diversificar-se gradualmente, oferecendo oportunidades de negócios nos mais diversos setores. Nesse sentido, entendemos que existem muitas possibilidades de crescer significativamente nesta área.

O Acordo de Livre Comércio entre a União Europeia e o Peru facilitou o comércio entre os dois países, ao eliminar tarifas para a maioria dos produtos, tornando as exportações mais competitivas para ambos os países.

No domínio das relações culturais, é importante notar que ambos os países continuaram a sua aproximação através da geminação das nossas línguas. Neste contexto, merece destaque a incorporação do Peru, em julho de 2021, como Estado observador associado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o que também abre um amplo leque de oportunidades para promover iniciativas de cooperação triangular.

Com o objetivo de aproximar ainda mais os seus povos e possibilitar um amplo conhecimento mútuo, Peru e Portugal assinaram, entre outras iniciativas, um acordo bilateral denominado “Férias e Trabalho” que promove o intercâmbio de jovens de ambos os países entre 18 e 30 anos, para que, enquanto turismo, possam trabalhar até um ano, concedendo-lhes um visto especial.

Os nossos países, possuidores de um grande património histórico e cultural, trabalham em estreita colaboração para promover o conhecimento mútuo. O Peru também encontra na sua gastronomia uma oportunidade para divulgar sua rica e variada cultura. A presença de restaurantes peruanos em Portugal, que é cada vez maior, é uma confirmação do interesse que existe entre os portugueses pelo Peru, pela sua cultura e pela sua história.

O Peru abre os braços aos visitantes portugueses, oferecendo uma grande diversidade como poucos países no mundo e lugares mágicos onde se entrelaçam histórias, culturas e geografias.

O Peru celebrará os seus primeiros 170 anos de relações com Portugal, orgulhoso desta cativante relação de amizade, compreensão e cooperação, consciente das grandes oportunidades que surgem para continuar a aprofundar a relação bilateral e extendê-la a muitas mais áreas.

Embaixador Carlos Gil de Montes, Embaixador de Perú em Portugal

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *