Press "Enter" to skip to content

Eslováquia – o País que Surpreende

A Eslováquia é um pequeno país (5,4 milhões de habitantes) com uma grande história — que se desenrola no meio da natureza deslumbrante do coração da Europa. A sua posição estratégica predispõe-no a uma economia fortemente pró-exportação e à cooperação com os países vizinhos, tanto na Europa Ocidental como na Europa Oriental.

Após a desintegração do Império Áustrio-Hungro (1918), passou a fazer parte da Checoslováquia e Bratislava, cidade localizada nas margens do rio Danúbio, tornou-se a capital da Eslováquia. Após a libertação pelo Exército Vermelho na Segunda Guerra Mundial, tornou-se parte da União Soviética (1948) dentro da restaurada Checoslováquia. A Revolução de Veludo que desencadeou a queda do regime comunista e da Cortina de Ferro em 1989 também contou com participação dos estudantes portugueses. A associação estudantil trouxe 50.000 rosas para Praga, que distribuíram pelas pessoas nas ruas. Desde 1993, a Eslováquia tem caminhado de forma independente como um país democrático e pró-Ocidente, que este ano comemora o 20º aniversário da adesão à NATO e à UE.

​A Eslováquia é um país aberto e orientado para a exportação. A produção automóvel domina a indústria com o número de 184 carros produzidos por pessoa, fazendo da Eslováquia  líder mundial na produção per capita. Um elevado nível de automação e robotização é uma realidade em todos os fabricantes de automóveis (Volkswagen, Kia, Stellantis, Jaguar Land Rover, Volvo) e está planeada uma maior modernização do setor sob a forma de nova produção de BEVs e baterias. Graças a uma força de trabalho altamente qualificada e instruída, a salários competitivos, a investimentos em desenvolvimento, investigação e inovação, a Eslováquia tornou-se um país procurado por investidores, especialmente nas áreas da produção automóvel, engenharia elétrica, engenharia mecânica, indústrias farmacêuticas e biomédicas e ICT.

Para os visitantes, a Eslováquia é ainda um país pouco explorado, exótico, com ótima gastronomia e paisagens que parecem postais. Recebe os visitantes de braços abertos e oferece-lhes toda uma gama de experiências inesquecíveis entre belas paisagens montanhosas, numerosos parques nacionais e florestas antigas. Possui vários monumentos, castelos e palacetes medievais como também uma arquitetura rica e artes sacras. Oferece diversão urbana e inúmeras possibilidades de desportos radicais, desporto nas montanhas, ciclismo, desportos náuticos, belos campos de golfe, estações de esqui e estadias em ambientes rurais. Na Eslováquia, existem vários complexos com milhares de grutas. O país é dotado de incríveis riquezas subterrâneas, cujo poder curativo e efeitos benéficos no corpo humano emergem à superfície sob a forma de inúmeras fontes minerais. Os visitantes podem apreciar os SPAs e parques aquáticos de alta qualidade, relaxantes com águas termais e curativas, onde muitos monarcas e reis europeus foram em busca de tratamento.

Em 2023, os eslovacos celebraram o 30º aniversário da criação da República Eslovaca. Há 30 anos, a nossa viagem num só estado com os checos terminou, mas não se tratou de um divórcio, foi uma celebração de 30 anos de intensa amizade e aliança. Comemoramos este aniversário como dois Estados soberanos, democráticos e respeitados internacionalmente, firmemente ancorados em instituições internacionais – UE, NATO, OCDE, ONU, RE, OSCE, etc.

No ano passado comemorámos também o 30º aniversário do início das relações diplomáticas com Portugal. As nossas relações são isentas de conflitos e amistosas, o que não significa que não haja espaço para o desenvolvimento das nossas relações bilaterais. Estamos muito interessados ​​em que as nossas atividades atuais e futuras em todas as áreas da vida diplomática produzam os frutos desejados, sob a forma de uma cooperação qualitativamente mais elevada e mais intensa.

Em 2022, Portugal era o 33.º mercado de exportação mais importante do mundo e também o 33.º parceiro mais importante de importação da Eslováquia. Os bens de exportação consistem principalmente em veículos e peças, máquinas e equipamentos, metais comuns, plásticos e borracha, produtos de couro, produtos químicos, têxteis, minerais, calçados. As mercadorias importadas incluem instrumentos óticos e de precisão, veículos, máquinas e dispositivos, plásticos e borracha, têxteis, metais básicos, calçado e couro.

As empresas portuguesas têm investido na indústria automóvel, fabrico e montagem de estruturas metálicas e painéis solares. Atualmente, a Martifer Solar e a Voltalia Portugal atuam na área da energia fotovoltaica e a Efacec na área da construção na Eslováquia. A empresa PT Sodecia Automotive Europe criou uma joint venture com a eslovaca Matador Automotive Vráble (dezembro de 2017).

Entre as empresas eslovacas que operam em Portugal destaca-se a empresa Parkio, que se dedica a sistemas de estacionamento, e a BeLenka, que recorre aos serviços de diversas empresas fabricantes de calçado no norte de Portugal para a produção dos seus sapatos – Barefoot.

O potencial para o aprofundamento da cooperação económica entre a Eslováquia e Portugal tem por base o Memorando de Entendimento entre a AICEP – Portugal Global e a SARIO – Agência de Investimento e Desenvolvimento Comercial (homóloga da AICEP na Eslováquia) sobre a troca de informações, consultoria, resolução de litígios e promoção de laços comerciais, que foi assinado em Lisboa em 20 de maio de 2022.

O objetivo da minha missão é elevar as nossas relações a um nível superior, especialmente no domínio da diplomacia económica, cultural e pública. Isto é evidenciado pelos muitos projetos de diplomacia económica e cultural implementados com sucesso e pela preparação ativa para uma maior participação em feiras e formatos de cooperação bilateral

Tibor Králik, Embajador da Eslováquia em Portugal

De referir a inclusão da Eslováquia em Novembro de 2016 como Estado observador associado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o que também abre um amplo leque de oportunidades para apoiar iniciativas de cooperação trilateral.

Exemplos de cooperação bem-sucedida são os stands nacionais eslovacos e as numerosas participações de empresas eslovacas em feiras e fóruns de negócios em Portugal em cooperação com a SARIO, AICEP ou AIP. Em 2023, preparámos a participação das empresas eslovacas na Lisbon Food Affair (que já conseguimos repetir este ano), fomos Guest country e Guest city (Bratislava) no Portugal Smart Cities Summit com uma delegação de 50 membros liderada pelo Ministro da Informatização, Desenvolvimento Regional e Investimentos e acompanhámos a participação de diversas empresas na Web Summit. Preparámos também uma delegação empresarial por ocasião da visita da Senhora Presidente Z. Čaputová, que, no entanto, foi adiada à última hora.

Não esquecemos a apresentação da cultura eslovaca em Portugal; em novembro de 2023, a popular orquestra cigana Gygánski Diabli (Gypsy Devils) atuou em conjunto com a Orquestra Sinfónica de Sintra, que já foi aplaudida em praticamente todos os continentes do mundo. Apresentaram-se também num concerto no Palácio Nacional de Queluz.

Iniciei a minha missão em Portugal como Embaixador da Eslováquia há pouco mais de um ano, no dia 17 de novembro de 2022, apresentei credenciais a Sua Excelência o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa. O objetivo da minha missão é elevar as nossas relações a um nível superior, especialmente no domínio da diplomacia económica, cultural e pública. Isto é evidenciado pelos muitos projetos de diplomacia económica e cultural implementados com sucesso e pela preparação ativa para uma maior participação em feiras e formatos de cooperação bilateral. Em 2024, a Embaixada está a preparar vários projetos de diplomacia económica em cooperação com vários parceiros como SARIO, AICEP, Startup Braga, ANI, Startup Lisboa, etc., tais como:

  1. Apoio à participação de empresas na feira alimentar Lisbon Food Affair
  2. Fórum bilateral de negócios focado nas áreas biomédica, cidades inteligentes, TI e IA e automotiva
  3. Fórum bilateral com foco na indústria de defesa e armamento
  4. Apoio à participação de empresas no Web Summit

No domínio cultural, a Embaixada também coopera com instituições portuguesas de prestígio. O programa para o ano 2024 inclui uma atuação do Teatro Eslovaco de Dança, órgão único de ballet moderno, com a peça “Carmen“, que terá lugar no Pequeno Auditório do CCB. A performance terá lugar no dia 19 de maio de 2024 e acontecerá no âmbito das comemorações do 20º aniversário da adesão da Eslováquia à NATO e à UE.

Em cooperação com o Teatro Tivoli BBVA, a Embaixada da Eslováquia prepara-se para apresentar a cultura eslovaca através do grandioso espetáculo “Ciganos vão para o Céu”, que é uma combinação de dança, música, performance e teatro e oferecerá ao público um vislumbre da criação de dois corpos artísticos únicos. A performance reúne artistas do conjunto do Teatro de Dança Eslovaco e músicos da orquestra Gypsy Devils sob a orientação de um dos mais famosos diretores e coreógrafos de dança eslovacos: Ján Ďurovčík. A performance terá lugar no dia 1 de setembro de 2024, por ocasião da comemoração do Dia Nacional da Eslováquia, juntamente com a inauguração de pinturas da artista eslovaca Kati Pappi Zemková.

Ficarei muito feliz quando, no final da minha missão, puder dizer que fiz o meu melhor para aproximar os portugueses e os eslovacos e que, por isso, nos conhecemos mais e melhor do que antes.

Tibor Králik é a atualmente Embajador da Eslováquia em Portugal. Anteriormente desempenhou funções no Ministério de Assuntos Exteriores da Eslováquia como director do gabinete do Secretário-Geral e do departamento de orçamento, investimentos, imobiliário, compras e serviços públicos. Também foi Embaixador na Finlândia e Estónia (2014-2018) e serviu como diplomata na Suécia, Canadá e Etiópia.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *