Press "Enter" to skip to content

Abertura da Conferência Sobre Oportunidades de Negócios na América Central

Estimado  Senhor Javier Vázquez Prado, Director de Casa de Galicia em Madrid, muito obrigado por mais uma vez permitir que Casa de Galicia seja também a Casa da Raia Diplomática, Señor Embaixador Marlon Brevé Reyes de Honduras, Senhor Embaixador Joaquín Maza de El Salvador, Senhor Embaixador Maurizio Carlo Gelli de Nicarágua, Senhora Embaixadora Adriana Bolaños de Costa Rica, Senhora Embaixadora Itzel Patiño de Panamá, Senhora Encarregada de Negócios Marlene Reynoso de Guatemala, Senhor Ramón  Burgos Ministro Conselheiro da República Dominicana, Senhor Javier Gassó, Director Geral para Ibero-américa e Caraíbas do Ministerio de Assuntos Exteriores, União Europeia e Cooperação, Senhor Manuel Panadero, Senhor Camilo García Carceles, Senhor Carlos Ruíz, Senhor Mauricio Chacón y Señor Germán Ríos, Estimados Convidados.

Em 2021 a Raia Diplomática propôs à então Embaixadora Mónica Bolaños de Guatemala, país que tinha a presidência do Sistema de Integração Centro-americana (SICA) celebrar o Bicentenário da Independência da América Central com uma conferência para projectar a sua economia. Infelizmente esse evento não pode ser realizado.

Só hoje podemos concretizar a proposta. Para a Raia Diplomática é um ponto de honra levar a bom porto a organização da conferência OPORTUNIDADES DE NEGOCIOS EN CENTRO-AMÉRICA E REPÚBLICA DOMINICANA.

Todavia, a nossa relação com a América Central não começou hoje.

Há mais de 2 anos estabelecemos uma colaboração editorial no âmbito turístico com a Embaixada da Nicarágua em Espanha e com o Instituto Nicaraguense de Turismo, e depois se uniram a esta iniciativa as Embaixadas de El Salvador e de Honduras.

Também já publicamos artigos de opinião e entrevistas aos Senhores Embaixadores de Honduras, Guatemala, El Salvador, Costa Rica e República Dominicana, que vêm a complementar o nosso trabalho em aproximar os países do SICA à Península Ibérica.

Curiosamente esta ideia de integração da América Central remonta a 1951 com a criação da Organização dos Estados Centro-americanos, que é anterior ao Tratado de Roma de 1957 que instituiu a Comunidade Económica Europeia. Mais tarde em 1991 se cria o Sistema de Integração de Centro-americana.

Finalizo a minha intervenção que o nosso compromisso com a América Central e com a América Latina é para continuar e para fomentar ainda mais.

Bruno Caldeira

A integração económica desta região é muito importante para ajudar à criação do seu próprio mercado interno regional, para melhorar a sua competitividade económica e comercial a nível internacional.

Para alcançar este desígnio a Península Ibérica, em especial a Espanha, tem um papel determinante para ajudar e fomentar estes países na sua internacionalização, especialmente com a Europa.

Hoje analisaremos com os nossos conferencistas especialistas sectores com grande relevância para a região centro-americana como são a logística, os transportes, a energia e os agronegócios.

Pensamos que a conferência de hoje seja uma grande ponte de ligação, de conhecimento e de interacção entre os paíse do SICA e a Península Ibérica.

Quero agradecer ao Senhor Embaixador Marlon Brevé Reyes por ter aceitado a nossa proposta e de integrar este evento nas actividades da presidência pro tempore de Honduras do SICA e os restantes embaixadores pelo apoio a esta iniciativa.

Também agradeço á Senhor Ministra Conselheira Liza Medrano e ao 1º Secretario Edgardo pela colaboração directa e pelo apoio constante à organização deste evento.

Agradecemos aos nossos patrocinadores que permitiram a organização deste evento: Hospitales HM, Bodegas Sommos e aos rones Clandestino, Zacapa, Abuelo, Flor de Caña, Brugal e Barceló por proporcionarem a degustação dos seus maravilhosos rones depois desta conferência.

Finalizo a minha intervenção que o nosso compromisso com a América Central e com a América Latina é para continuar e para fomentar ainda mais.

E na próxima edição dos Prémios Raia Diplomática que se realizarão no próximo dia 18 de Junho, aqui na nossa casa, a Casa de Galicia em Madrid. Nessa entrega de prémios também vamos entregar pela primeira vez o prémio na categoria de Personalidade da América Latina do Ano.

Espero que disfrutem do nosso evento de hoje e muito obrigado pela vossa presença.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *