Press "Enter" to skip to content

Andorra de portas abertas para mão de obra de angolanos qualificados

A Missão Diplomática de Angola no Reino de Espanha realizou na semana passada, uma mesa redonda junto à Comunidade Angolana residente e convidados sobre a Internacionalização de Habilidades Técnico- Profissionais de Angolanos para o desenvolvimento do país.

Na sua intervenção, neste acto que marcou o encerramento das jornadas de Celebração do Mês da Paz, o Embaixador Alfredo Dombe apontou a necessidade do aproveitamento das oportunidades técnicas profissionais que a Espanha oferece.

Na ocasião o Embaixador informou aos presentes, que no quadro de uma visita oficial efectuada à Andorra, as autoridades daquele país mostraram interesse em cooperar com a Missão Diplomática no âmbito profissional para inserção de mão de obra qualificada de angolanos, no mercado de trabalho do Principado.

O evento de encerramento das jornadas, teve como objectivo não só comemorar as conquistas alcançadas na promoção da paz em Angola, mas também foi um lembrete do trabalho ainda necessário que há por fazer, para garantir um futuro próspero e livre de conflitos para as gerações vindouras.

A Comunidade Angolana residente em Espanha aproveitou a oportunidade para apontar alguns problemas que continuam a criar constrangimentos na regularização das suas residências, como por exemplo a não aceitação pelas autoridades locais dos Certificados de Registo Criminal emitidos pela Missão Diplomática.

Por seu turno o Embaixador Alfredo Dombe apontou que a Missão Diplomática, no quadro das conversações e consultas públicas,( em fóruns apropriados), tudo tem feito para colmatar tais preocupações apresentadas, muitas das quais já seleccionadas, tais como a recolha de dados para a Emissão dos Bilhetes de Identidade e a melhoria no processo de emissão de passaportes

O Chefe da Missão Diplomática frisou ainda que num futuro próximo os angolanos, ao terminarem as suas formações, poderão beneficiar de vagas de emprego em empresas espanholas a operar em Angola ou nas suas sedes em Espanha. Este será resultado da cooperação e do intercâmbio que se pretendem, no âmbito da troca de experiências e da inserção no mercado de trabalho de angolanos qualificados.

As jornadas de Celebração do Mês da Paz decorreu com uma série de atividades, como mesas redondas, eventos culturais, campanhas de sensibilização e uma Missa de Acção de Graças, que visaram inspirar ações concretas para promover o diálogo inclusivo em prol da paz e reconciliação nacional, no seio da Comunidade Angolana Residente do Reino de Espanha.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *