Press "Enter" to skip to content

Angola Acreditada na ONU Turismo

O Embaixador da República de Angola no Reino de Espanha, Alfredo Dombe, foi acreditado na Sede da ONU Turismo em Madrid, como Representante Permanente de Angola na organização. As Cartas Figuradas foram recebidas pelo Secretário Geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, como instrumento jurídico que normaliza o seu mandato. O Embaixador Alfredo Dombe tem como desafio redinamizar as relações diplomáticas e de cooperação económica (a nível do Turismo), entre o Estado Angolano e a ONU Turismo.

O Diplomata Angolano apresentou ao Secretário Geral as linhas de força que vão guiar o seu trabalho diplomático, junto da organização, com a possibilidade de candidatura da República de Angola ao Conselho Executivo da ONU Turismo em 2025. O Conselho Executivo é o órgão permanente da organização, responsável por garantir a concretização dos seus objectivos e assegurar a disciplina orçamental. Em 2025, cinco dos 11 lugares atribuídos à África ficarão disponíveis.

Na ocasião foram abordados outros temas nomeadamente, a aprovação pelo Executivo angolano do Decreto Presidencial Nº 189/23, que estabelece o regime jurídico de isenção e simplificação de procedimentos para a concessão de vistos de turismo para o país, bem como  a situação actual do turismo em Angola com a aprovação do PLANATUR, plano visa desenvolver o sector, nas suas várias dimensões.

Outro tema abordado foi a possibilidade de parcerias e colaborações com a ONU Turismo para promover um turismo sustentável e atrair investimento estrangeiro, para a construção de infraestructuras, incluindo unidades hoteleiras.

A promoção de iniciativas para formação profissional e capacitação de quadros nacionais do sector, também mereceu a atenção dos interlocutores, para que Angola possa melhorar a qualidade dos serviços e a experiência do visitante.

De salientar que a República de  Angola aderiu à Organização Mundial do Turismo (OMT), hoje ONU – TURISMO em 1989, no decorrer da 8ª Assembleia Geral da organização, realizada na cidade de Paris nos finais do mês de Setembro e princípios do mês de Outubro, daquele ano.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *